A autoavaliação na construção de uma prática docente de qualidade

Conteúdo do artigo principal

Maria Dolores Ferreira Lopes
Éliton Meireles de Moura

Resumo

O presente artigo trata de resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre avaliação, mais especificamente trataremos da autoavaliação na prática pedagógica docente. Esta pesquisa foi norteada pela busca de respostas para a seguinte indagação: Como a autoavaliação poderia se constituir em um importante instrumento de reflexão? Diante desta questão, pretendeu-se com o estudo realizado, analisar o papel da autoavaliação na prática docente e afirmar seu papel de contribuição na qualidade da relação de ensino/aprendizagem. Além disso, também buscou-se defender uma metodologia que utilize a autoavaliação como ferramenta para detectar onde pode estar o problema e apontar algum caminho para solucionar o mesmo, oportunizando uma educação mais criativa, reflexiva e política. A autoavaliação pode proporcionar um momento de mudança sobre a forma de pensar a educação, onde o aluno seria corresponsável por sua aprendizagem. Dessa maneira, este estudo buscou levantar a hipótese de que a educação deve ser capaz de desencadear uma visão diferenciada no que tange a avaliação, então ela deve ser capaz de conferir ao processo educativo a capacidade de construção, expansão da consciência individual e coletiva. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos, organizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, em torno de alguns estudos e pesquisas já produzidos, que tratam da mesma temática da avaliação, autoavaliação e algumas leituras sobre práticas docentes que utilizaram o método autoavaliativo. Teremos como referência sobre o tema alguns atores, dentre eles: Depresbiteris, Melo e Bastos, Régnier e Mitre.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Maria Dolores Ferreira Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Éliton Meireles de Moura

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo - (USP).

Como Citar

DOLORES FERREIRA LOPES, Maria; MEIRELES DE MOURA, Éliton. A autoavaliação na construção de uma prática docente de qualidade. DiversaPrática, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 419–444, 2019. DOI: 10.14393/DP-v5n2-2018-51364. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/51364. Acesso em: 14 dez. 2025.

Referências

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação Educacional em três atos. 2ªed. São Paulo: Editora SENAC, 2001. 102 p.

________________. Avaliação da aprendizagem na Educação Ambiental – uma relação muito delicada. In: SANTOS, J. E.; SATO, M. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: Ri Ma, 2001.

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. 3ªed. Uberlândia: Edufu, 2003. 206 p.

MELO, Édina Souza de e BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 180-203, maio/ago. 2012

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13 (Sup. 2):2133-2144, 2008.

RÉGNIER, Jean-Claude. A autoavaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional. Paraná, v. 3, n.6, p.53-68, maio/agosto, 2002.

MACEDO H. Avaliação escolar. Disponível em: //www.projetoeducar.com.br Acesso: 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições- 5ª ed. São Paulo, Cortez, 1997.