Socialização legal e perfis de pré-adolescentes em São Paulo: uma análise de correspondência

  • Herbert Rodrigues Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) http://orcid.org/0000-0002-4987-1486
  • Aline Morais Mizutani Gomes Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)
Palavras-chave: Pré-adolescentes, Socialização legal, Legitimidade, Análise de correspondência.

Resumo

O artigo apresenta uma análise descritiva e exploratória dos resultados da primeira onda do Estudo de Socialização Legal de Pré-adolescentes em São Paulo. O objetivo desse estudo é compreender como os pré-adolescentes interiorizam as normas e as leis que regem a sociedade. A compreensão de perfis de pré-adolescentes favorece a formação de atitudes voltadas à construção de legitimidade e de confiança nas autoridades e nas instituições democráticas. Assim, buscou-se identificar associações entre variáveis como as condições sociodemográficas, a vitimização e a confiança com a legitimidade da polícia por meio da técnica de análise de correspondência múltipla (ACM). Os resultados analisados apontaram dois perfis assimetricamente diferenciados no que se refere à legitimidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Rodrigues, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Scholar da University of Massachusetts (UMASS/Amherst).
Aline Morais Mizutani Gomes, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)
Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2018-08-05