Informação para Autores

REGIMENTO INTERNO

ANEXO 3

NORMAS PARA ENVIO DE COLABORAÇÕES

I Natureza das Colaborações
A revista Ciência & Engenharia é publicada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e tem como objetivo difundir trabalhos técnicos científicos, do país e do exterior, nas áreas das engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica e Química; e Química, cujo conteúdo não tenha sido publicado. Momentaneamente, a revista está a aceitar somente um artigo por autor por ano, isso porque, devido a grande quantidade de artigos recebidos, não é possível avaliar nem publicar todos. Momentaneamente, também, não estamos a receber artigos específicos, que tratam de estudos de caso.

II Idiomas
A revista Ciência & Engenharia publica em português, inglês e espanhol.

III Identificação do(s) autor(es)
A versão de avaliação do artigo, em formato Word, não deve conter o nome e endereço do autor, ou dos autores. Nome, formação (engenheiro ou outra) titulação (mestre, doutor ou outra) e endereço completo do autor, ou dos autores, devem ser introduzidos eletronicamente na página da revista. Depois de avaliado e aceito para publicação o artigo, em formato Word, deve conter o título, o nome completo do autor ou dos autores, com a descrição da vinculação profissional atual; o endereço completo para contato, conforme exemplo abaixo:

Exemplo: A Questão Paradigmática da Pesquisa em Filosofia da Educação. Antônio Gomes da Silva, Doutor em Engenheiria Civil, Professor do Curso de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia. Endereço: Rua Afonso Pena, no 20, apto. 102, Bairro Brasil, Uberlândia, Minas Gerais. CEP: 22222-222. Telefone: (34) 3333-3333. Fax: (34) 5555-5555. E-mail:antonio.gomes@udi.com.br

IV Apresentação dos originais
O arquivo para avaliação deverá ser anexado na página da revista sem a identificação do autor ou dos autores. O manuscrito deve ser apresentado no formato do programa Word for Windows.

Os artigos escritos na língua portuguesa devem iniciar com um Resumo, em português, contendo no máximo 200 (duzentas) palavras de forma a indicar as ideias principais apresentadas no texto. Uma lista, com até 5 (cinco) Palavras-chave, deve vir imediatamente após o Resumo. Na sequência, figura o “Abstract”, em inglês, também contendo no máximo 200 palavras, e as “keywords”. As Palavras-chave e as “keywords” devem ser escolhidas de maneira a melhor caracterizarem o artigo para fins de catalogação bibliográfica. O Resumo e as Palavras-chave, o “Abstract” e as “Keywords” devem ser grafados em letras fonte “Times New Roman”, tamanho 9, em coluna única, com um recuo esquerdo e direito de 0,8 cm. Segue-se o texto, o qual deve ser iniciado pela seção Introdução e finalizado pela seção Conclusão seguido das Referências.
Exemplo: Palavras-chave: revista, indexada, engenharia, ciências, matemática.

Os artigos escritos em língua estrangeira devem apresentar um Resumo na língua portuguesa.

O texto deve ser configurado em, no máximo, 10 (dez) páginas, e, no mínimo, 04 (quatro) páginas, em papel formato A4 (297 mm x 210 mm), em duas colunas de 84 mm cada por página e espaçamento de 6 mm entre as colunas, com margem superior e inferior de 25 mm e esquerda e direita de 18 mm. Apenas na primeira página a margem superior deve ser formatada com 45 mm.

O texto deve ser escrito com fonte “Times New Roman”, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e sem linha em branco entre parágrafos.

A primeira página deve conter as seguintes informações em fonte “Times New Roman”:
Para artigos escritos na língua portuguesa:
- Título em português escrito com letra tamanho 12, todas maiúsculas, em negrito, centralizado;
- Título traduzido para a língua inglesa com letra tamanho 10, todas maiúsculas, centralizado;
- Nome do(s) autor(es) escrito com letra tamanho 10, apenas a inicial maiúscula, em negrito, centralizado;
- Endereço do(s) autor(es): nome da instituição/empresa, endereço com telefone, fac-símile, endereço eletrônico do(s) autor(es), todos escritos em tamanho 9, apenas a inicial maiúscula, centralizado.
Para artigos escritos na língua inglesa:
- Título em inglês escrito com letra tamanho 12, todas maiúsculas, em negrito, centralizado;
- Título traduzido para a língua portuguesa com letra tamanho 10, todas maiúsculas, centralizado;
- Nome do(s) autor(es) escrito com letra tamanho 10, apenas a inicial maiúscula, em negrito, centralizado;
- Endereço do(s) autor(es): nome da instituição/empresa, endereço com telefone, fac-símile, endereço eletrônico do(s) autor(es), todos escritos em tamanho 9, apenas a inicial maiúscula, centralizado.

O texto pode ser escrito em português ou inglês no Sistema Internacional de Unidades.
É de responsabilidade do(s) autor(es) preparar o texto de acordo com as diretrizes apresentadas neste regimento e enviá-lo à secretaria da revista. Artigos recebidos fora do padrão estabelecido neste regimento serão devolvidos aos autores para correção. Artigos aceitos em sua versão final enviados aos editores serão publicados no próximo exemplar da revista. Todo o conteúdo técnico de tais artigos será de responsabilidade do(s) autor(es).

O texto deve ser dividido em seções (primeira, segunda etc.) e pode conter figuras, tabelas e dados biográficos de autor(es). As seções devem ser identificadas sequencialmente, com números, como segue:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA;
1.1 Seção secundária;
1.1.1 Seção terciária.

O texto deve se limitar à seção terciária. O título das seções primárias deve ser escrito em letras com fonte “Times New Roman”, todas maiúsculas e tamanho 10. O título das demais seções deve ser escrito apenas com a primeira inicial em maiúscula e tamanho 10.
Referência a figuras e tabelas ao longo do texto deve ser feita como: “conforme Figura 1” ... “conforme Tabela 1”.

Figuras e Tabelas devem ter títulos escritos em fonte tamanho 9 e devem ser designadas pelas palavras Tabela e Figura, ambas sequencialmente numeradas. A designação de parte de figuras é feita adicionando letras minúsculas à numeração, separadas por hífen, começando pela letra “a” como: Figura 1-a.

Tabelas e Figuras (desenhos e reprodução fotográfica) devem aparecer no texto tão logo eles sejam mencionados, dentro dos limites das margens da página. O título deve estar situado acima de tabelas e figuras. A numeração não é necessária no caso do texto apresentar apenas uma figura ou tabela. Notas relacionadas a figuras, tabelas ou seção do texto que contribuem para um melhor entendimento devem ser indicados pela palavra “Nota”, escrita na parte de baixo da figura, tabela ou seção do texto. A largura do texto da nota não pode ser maior que a largura da figura, tabela e texto correspondente.

As referências devem ser escritas de acordo com as normas da ABNT, conforme seção V abaixo.

Ilustrações:
As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos), quando forem absolutamente indispensáveis, deverão ser de boa qualidade, preferencialmente em preto e branco, acompanhadas das respectivas legendas.

V Referências
Devem conter somente os autores e textos citados no artigo e devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Colaborações que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Devem atender, ainda, aos seguintes quesitos:

Citação no texto: um autor apenas: “(AUTOR, ano)”; dois autores: “(AUTOR 1; AUTOR 2, ano)”; três autores "(AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3, ano), quatro ou mais autores: “(AUTOR 1 et al., ano)”; quando apenas o ano estiver entre parênteses: “apud Autor (ano)” ou “segundo Autor (ano)”;
Na seção “Referências”: em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor, sem numeração, em maiúsculas, data de publicação ao final da referência, a listagem de referências deverá conter o nome de todos os autores do artigo citados no texto como et al.;
A seção “Referências” não deve ser numerada.

VI Notas de Rodapé
As notas de rodapé não devem ser utilizadas.

VII Avaliação dos textos
Os originais serão avaliados anonimamente por especialistas, cujo parecer será comunicado imediatamente ao(s) autor(es). Os originais recusados não serão devolvidos. Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial.

VIII Direito autoral
Os artigos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ciência & Engenharia, volume, nº., páginas).

IX Exemplares do (s) autor(es)
Cada colaborador receberá gratuitamente um exemplar do número da Revista em que for publicado seu artigo.

X Contatos
Página na Internet: www.ciencia.engenharia.ufu.br
Correio Eletrônico: cieng@ufu.br

Exceções e casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial