AVALIAÇÃO DO ÂNGULO DE ATRITO SOLO-MURO E DA RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE DE CONTATO

Silvio Romero de Melo Ferreira, Joaquim Teodoro Romão de Oliveira, Stela Paulino Fucale, Wallace Borges Sá, Sidney Fernandes de Andrade Moura

Resumo


O ângulo de atrito solo-muro é um parâmetro fundamental para o dimensionamento de um muro de arrimo. A prática em projetos considera o valor do ângulo de atrito solo-muro igual a uma parcela do ângulo de atrito interno do solo. Valores experimentais para solos brasileiros não estão disponíveis na literatura. O presente artigo apresenta resultados de ensaios de cisalhamento direto, realizados em corpos de prova de solo, em contato com outro material representativo de muros de arrimo (concreto convencional, concreto com agregado de Resíduos de Construção e Demolição – RCD, rocha e pneus), com o objetivo de obter os ângulos de atrito solo-muro. Foram utilizadas dezoito superfícies de rugosidade e dois solos das encostas do Recife, PE: uma areia argilosa (SC) e uma argila de baixa compressibilidade (CL). Foram avaliadas as rugosidades das superfícies em contato com os solos. A relação entre o ângulo de atrito solo-muro e o ângulo de atrito do solo ( varia de 3/4 a 1 na areia argilosa e de 1/3 a 1 na argila de baixa compressibilidade, em função da rugosidade da superfície de contato.
Palavras-chave: Atrito solo-muro, muro de arrimo de concreto e resíduos de construção e demolição.

EVALUATION OF THE FRICTION ANGLE SOIL-WALL AND THE ROUGHNESS OF THE SURFACE OF CONTACT

ABSTRACT
The friction angle soil-wall is a basic parameter for the design of the retained wall. The common sense uses the value of the friction angle soil-wall equal to a parcel of the internal friction angle of the ground. Experimental values for Brazilian soil are not available in literature. The present paper presents results of tests of direct shear carried through in test bodies of soil in contact with another representative material of retained walls (conventional concrete, concrete with recycled aggregate of construction and demolition waste – CDW, rock and tires), with the objective of getting the friction angles soil-wall. Eighteen roughness surfaces and two Recife´s hillsides soils, one sand clayey (SC) and other clay of low compressibility (CL) have been used. The roughness of the surfaces in contact with the ground had been evaluated. The relation between the ground-wall angle friction and the soil friction angle varies from 3/4 to 1 for the clayey sand and from 1/3 to 1 for the clayey soil, in the function of roughness of contact surface.
Keywords: Friction angle soil-wall, retained walls of conventional concrete and concrete with recycled agreggate of construction and demolition waste.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14393/19834071.2013.23750

ISSN impresso: 0103-944X; ISSN eletrônico: 1983-4071

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