APLICAÇÕES DA SINTAXE ESPACIAL NO PLANEJAMENTO DA MOBILIDADE URBANA

  • Cássio Leandro do Carmo Universidade Federal de São Carlos
  • Archimedes Azevedo Raia Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Dantas Nogueira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A Teoria da Sintaxe Espacial procura entender o funcionamento da relação entre a configuração do espaço das cidades e as relações sociais que as envolvem, em especial os volumes e movimentos. Uma abordagem multidisciplinar é possível por meio da análise de valores sintático-espaciais, envolvendo diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste artigo é apresentar, nesta pesquisa exploratória, como esta teoria tem sido utilizada para o planejamento da mobilidade urbana, por meio de pesquisas brasileiras e internacionais, em diversos ramos e, particularmente, área de circulação de pedestres e veículos. Algumas propriedades de análise são mostradas, como a acessibilidade, conectividade e integração global, dentro do contexto dos movimentos naturais e fluxos potenciais. A avaliação de áreas mais acessíveis ou segregadas, estimativas de volume de pessoas e de automóveis, e os efeitos da configuração urbana no desempenho dos transportes e no deslocamento de pessoas foram alguns dos temas encontrados, demonstrando o conjunto de aplicações, limitações e possibilidades proporcionadas. Palavras-chave: Sintaxe espacial, mobilidade urbana, planejamento de transportes. APPLICATIONS OF SPACE SYNTAX IN THE PLANNING OF URBAN MOBILITY ABSTRACT The Theory of Space Syntax aims to understand the functioning of the relationship between the spatial configuration of the cities and social relationships that involve them, especially the flows and movements. A multidisciplinary approach is possible through the analysis of spatial-syntactic values, involving different areas of knowledge. The objective of this paper is to show, in this exploratory research, as this theory has been used for planning of urban mobility through Brazilian and international research in various branches, particularly in the movement of pedestrians and vehicles. Some properties of the analysis are presented, as accessibility, connectivity and global integration within the context of the natural movements and potential flows. Evaluation of more accessible areas or segregated, estimates of the volume of people and cars, and the effects of urban form in the transport performance and movement of people were some of the themes found, demonstrating the range of applications, limitations and opportunities offered. Keywords: Space syntax, urban mobility, transportation planning.

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Biografia do Autor

Cássio Leandro do Carmo, Universidade Federal de São Carlos
Mestrando Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Archimedes Azevedo Raia Junior, Universidade Federal de São Carlos
Professor Associado Departamento de Engenharia Civil Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Adriana Dantas Nogueira, Universidade Federal de Sergipe
Professora Associada Centro de Educação de Ciências Humanas
Publicado
2014-01-08
Seção
Engenharia Civil