CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO: O TRAJETO DE DARCY RIBEIRO E OS PROJETOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL (1940-1970)

Lorena Madruga Monteiro

Resumo


A relação entre as Ciências Sociais e a educação no Brasil está historicamente ligada à esfera da política. Desde o movimento dos Pioneiros da Educação Nova, a relação entre as Ciências Sociais e a política quase sempre ocorreu através de projetos educacionais. Com Darcy Ribeiro não foi diferente, e ele levou para sua carreira pública todo o debate que estava ocorrendo no período. Desse modo, esta pesquisa reconstruiu sua trajetória e os processos políticos os quais se envolveu através da análise de dados secundários, privilegiando a temática educacional.

Texto completo:

PDF


CREATIVE COMMONS

CC BY-NC-ND 4.0

 

PUBLICAÇÃO

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia

 

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

CITEFACTOR – Directory Indexing of International Research Journals (Canada/United States of America)

DIALNET - Fundación Dialnet - Universidad de La Rioja (España)

DOAJ - Directory of Open Access Journals - Lund University (Sweden)

Portal de Periódicos da CAPES/MEC (Brasil)

RCAAP - Repertório Científico de Acesso Aberto de Portugal

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanã y Portugal

SRB - Sumário de Revistas Brasileiras

 

PRESERVAÇÃO

RC - Rede Cariniana (Ibict/MCT)

KR - Keepers Registry (Universidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido; International Standard Serial - ISSN, Paris, França)

PKP - Public Knowledge Projetc (Open Archives Harvester)