Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791)

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Narayana Astra Van Amstel
Evelise Amgarten Quitzau
Marcelo Moraes e Silva

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os elementos que caracterizaram a postura do protestantismo norte-americano em relação aos divertimentos e à educação do corpo. Apesar de existirem muitas obras sobre Benjamin Franklin poucas exploraram a relação das suas contribuições com uma prescrição sobre os divertimentos e educação do corpo. As fontes utilizadas foram legislações da Pensilvânia e os escritos de Franklin. As análises evidenciam que, se por um lado as leis constituíam um quadro de condenação da ociosidade e dos divertimentos, por outro, os escritos trazem observações favoráveis a atividades como o xadrez e práticas físicas, justificando estes divertimentos a partir de uma moral utilitarista.

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Como Citar
Van Amstel, N. A., Quitzau, E. A., & Moraes e Silva, M. (2020). Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e015. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Narayana Astra Van Amstel, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-8707-2423
http://lattes.cnpq.br/8205771844342227
narayana.astra@gmail.com

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la Republica Uruguay (Uruguai)

http://orcid.org/0000-0001-9789-6488
http://lattes.cnpq.br/2702602895497887
eveliseaq@yahoo.com.br

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6640-7952
http://lattes.cnpq.br/4996091053878759
marcelomoraes@ufpr.br

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