O espectro da anormalidade ronda os alunos

Main Article Content

Júlia Catani

Resumo

Em A "'criança-problema" na escola brasileira - uma análise do discurso pedagógico, Ana Laura Godinho Lima examina de forma detalhada o que seria este modo de nomeação e suas possíveis repercussões no campo educacional brasileiro. O material analisado na obra que é fruto da tese de doutoramento mostra a necessidade de se remontar à origem dos termos, dos nomes e dos recursos verbais empregados no cotidiano escolar. A pesquisadora desenvolve uma extensa investigação a respeito dos elementos envolvidos na classificação de “criança-problema”. Aos leitores apressados, desejosos de rápido esclarecimento do que envolve o cenário do uso dos termos, recomendo paciência, pois a atenção detida ao modo de organização do trabalho de análise nos permite apreciar, como num roteiro de viagem, cada escolha feita pela autora e o modo de construção da crítica a cada um dos problemas identificados. Ou seja, o leitor é recompensado pelas informações contidas em cada página, informações estas que se estendem para muito além do volume de dados e ensejam reflexões e questionamentos férteis para a compreensão das práticas educacionais e também para os campos do conhecimento pedagógico e do cuidado em geral. Já dizia Freud: quanto mais se souber do passado, melhor serão as possibilidades de futuro. Conhecer a história que levou à identificação e nomeação da criança-problema permite entender fatores sociais, escolares, religiosas e familiares envolvidos na situação e nos alerta para o que pode não ser evidente ou até mesmo ser desconhecido por nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Catani, J. (2019). O espectro da anormalidade ronda os alunos. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 909-914. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-19
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Júlia Catani, Universidade São Judas Tadeu; Universidade de São Paulo (Brasil)

Júlia Catani
Universidade São Judas Tadeu; Universidade de São Paulo (Brasil)
https://orcid.org/0000-0003-3096-4532
http://lattes.cnpq.br/7445056844721272
juliacatani@usp.br

Referências

LIMA, Ana Laura Godinho. A "'criança-problema" na escola brasileira - uma análise do discurso pedagógico. Curitiba: Appris, 2018. 211p.