Uma aula sobre a gênese da escola ocidental moderna

Main Article Content

Christiane Coutheux Trindade

Resumo

Em mais de trinta anos de docência, não foram poucos os estudantes que tiveram o privilégio de aprender com Carlota Boto. A obra A Liturgia Escolar na Idade Moderna surge como uma generosa extensão dessa oportunidade a todos que se enredarem por suas linhas. Trata-se efetivamente de uma aula sobre a edificação da escola moderna por artífices daquele tempo: autores e atores que discursaram e agiram para desenhar os contornos de um novo modelo de escola, alinhado ao projeto civilizatório e às demandas de sua época. Entendo este livro como um feliz esforço narrativo, em que a autora atribui sentido não só ao fenômeno que se propõe estudar, mas também a seu percurso pessoal como professora que magistralmente inventa aulas desenhando teses. Como uma das pessoas que se sentaram em carteiras para ouvi-la, reconheço com alegria os itinerários de algumas de suas disciplinas, agora sistematizados de modo a nos permitir conhecê-los com uma profundidade e um rigor inacessíveis às nossas anotações de caderno. Para seus alunos, a leitura representa a nostalgia de uma conversa, com a possibilidade ímpar de voltar com mais maturidade para aquelas discussões, descortinando elementos antes despercebidos. Para novos leitores, constitui a chance de se apropriar de parte do abrangente e sofisticado repertório da autora. Para ambos, é um exercício de conhecer a escola por meio de condições históricas de sua existência, sob a lente de seu recorte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Trindade, C. C. (2019). Uma aula sobre a gênese da escola ocidental moderna. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 897-904. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-17
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Christiane Coutheux Trindade, Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil)

Christiane Coutheux Trindade
Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil)
https://orcid.org/0000-0003-3763-8385
http://lattes.cnpq.br/9466630382782147
chriscoutheux@gmail.com

Referências

BERNARDO, Débora Giselli; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Educação e humanismo no pensamento de Juan Luís Vives (1492-1540). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.25, p.13–32, mar. 2007. Disponível em: .

BOTO, Carlota. A liturgia escolar na Idade Moderna. Campinas: Papirus, 2017.

BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador. São Paulo: Editora Unesp, 2017b.

BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Algés (Portugal): Difel, 2002.