Civismo e patriotismo na escolarização feminina no Brasil: a Escola de Economia Doméstica de Uberaba (Minas Gerais, 1953-1963)

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Ana Carolina Riccioppo
Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

Este texto objetiva demonstrar a importância da Escola de Economia Doméstica no processo de escolarização feminina levado a termo na cidade de Uberaba (Minas Gerais, Brasil), no período compreendido entre 1953 e 1963. Para tanto, partiu-se das ideias de Ratto (1992), Ferreira (2012 e 2014) e Ferreira & Gonçalves Neto (2013). Em seguida, foi consultada a bibliografia de referência e examinada a documentação relacionada à legislação de ensino e a vida escolar em acervos públicos e da própria instituição. Verificou-se um processo de escolarização do cotidiano doméstico, no qual se coadunaram civismo, patriotismo e preceitos morais católicos, em uma instituição escolar que recebia jovens de Uberaba e de cidades próximas, para que elas aprendessem a desempenhar o papel de gestoras da família, baseadas na aquisição de conhecimentos científicos e de valores católicos, cujo destino seria o matrimônio e o lar, mas, também, no caso daquelas que pudessem precisar, a produção agrícola relacionada à subsistência familiar.

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Como Citar
Riccioppo, A. C., & Gatti, G. C. do V. (2019). Civismo e patriotismo na escolarização feminina no Brasil: a Escola de Economia Doméstica de Uberaba (Minas Gerais, 1953-1963). Cadernos De História Da Educação, 18(1), 176-190. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-10
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Carolina Riccioppo, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. E-mail: carolriccioppo@uol.com.br

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Beneficiária do Edital Universal da Fapemig e do CNPq. E-mail:giseli.vale.gatti@gmail.com