Methodo Penido: estado e município na luta pela alfabetização na sociedade de Minas Gerais, no final do século XIX

Main Article Content

Wenceslau Gonçalves Neto
Carlos Henrique de Carvalho

Resumo

A partir da década de 1890, em Minas Gerais, observa-se preocupação governamental com a instrução pública, tentando superar o analfabetismo e criar estrutura para o progresso da educação, com edição da lei de instrução pública (1892) e do regulamento escolar (1893). Estimulou-se também outras práticas, como a publicação do Methodo Penido, de Agostinho Penido, que foi publicado em 1890 e largamente distribuído entre as escolas mineiras. No entanto, não se tem notícia de qualquer exemplar remanescente desse método e nem de estudos sobre seu autor. Foram utilizadas fontes do Arquivo Público Mineiro e do Arquivo Municipal de Ouro Preto. Buscou-se recuperar a trajetória de Agostinho Penido, do processo de avaliação, premiação e adoção do método por parte do governo e da difusão posterior do mesmo. Percebe-se a importância da alfabetização na sociedade mineira do início da República e a participação de intelectuais da educação na busca de alternativas para seu enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gonçalves Neto, W., & de Carvalho, C. H. (2019). Methodo Penido: estado e município na luta pela alfabetização na sociedade de Minas Gerais, no final do século XIX. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 21-42. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-3
Seção
Dossiê: Educação em Perspectiva Local/Municipal
Biografia do Autor

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba/ Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: wenceslau@ufu.br.

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: carloshcarvalho06@yahoo.com.br.