História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa

Main Article Content

Ycaro Oliveira do Granja
Bianca Miarka

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: "história" e "historiografia" em combinação com o termo "Educação Física". Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.

Palavras-chave: História; Historiografia; Educação Física; Educação


Abstract

This article shows an important discussion about the different approaches and methods of scientific research in the area of history and historiography of the Physical Education in Brazil. For this, an electronic database was used, the Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). This search was performed using keywords and specific terms indexed: "History", "historiography" in combination with the term Physical Education. As the result, a total of 36 articles were found, which show that, in Brazil, the studies show diacromial problems which refer to the teaching methods, political changes and the hygienist focus challenges associated with society and the national culture. From this, it was possible to draw a design with discussions about limitations, recommendations for future studies related to Physical Education history and historiography.

Key-words: History; Historiography; Physical Education; Education

Resumen

Este artículo muestra una discusión sobre los diferentes enfoques y métodos de investigación científica en el área de Historia y Historiografía de la Educación Física realizados en Brasil. Para ello, se realizó el análisis de trabajos publicados en una base electrónica de datos, la Scientific Eletronic Library Online (SciELO). La búsqueda se hizo con las palabras clave y / o términos específicos indexados: "historia" y "historiografía" en combinación con el término "Educación Física". Como resultado, se encontraron 36 publicaciones, las cuales mostraron que en Brasil las investigaciones traen problemas diacromiales y similares, en lo que se refiere a las modificaciones de métodos de enseñanza escolar, cambios políticos y el foco higienista que son desafíos asociados a la sociedad ya la cultura nacional . A partir de eso, fue posible trazar un panorama con discusión sobre limitaciones y recomendaciones para estudios futuros relacionados con historia e historiografía de la Educación Física.

Palabras-clave: Historia; la historiografía; Educación Física; educación

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Granja, Y. O. do, & Miarka, B. (2018). História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 883-896. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ycaro Oliveira do Granja, Universidade Anhanguera

Graduado em Educação Física pela Universidade Anhanguera. E-mail: ycarooliveira21@hotmail.com

Bianca Miarka, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Biodinâmica pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: miarkasport@hotmail.com