The presidency of province and public instruction as a factors for expansion of the public space in the brazilian Empire / A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro

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Vera Lúcia Nogueira
Dalvit Greiner de Paula

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca da atuação dos presidentes de província, integrantes da elite política nacional que, após a Independência, se tornou um dos grupos responsáveis pela manutenção da unidade e garantia da estabilidade política do Estado imperial. Diferentemente das ex-colônias espanholas, que deram origem a vários estados republicanos, no Brasil adotou-se o regime monárquico, com governo civil estável, que centralizou todas as decisões nas mãos do Imperador, inclusive a nomeação para o cargo de presidente de províncias. O foco é na atuação de Herculano Ferreira Penna (1811-1867), político que administrou mais províncias no Estado imperial e no tratamento que ele conferiu à instrução pública nas províncias por onde passou. Entendemos que, além das armas e da política, a escolarização da população foi uma estratégia fundamental na construção dos Estados e que, também, contribuiu para a ampliação do espaço público, no Brasil.

Palavras-chave: Presidência da Província, Instrução Pública, Espaço Público.

Abstract

The purpose of this article is to present a discussion about the performance of provincial presidents, members of the national political elite that, after independence, became one of the groups responsible for maintaining unity and guaranteeing the political stability of the imperial state. Unlike the former Spanish colonies, which gave rise to several republican states, in Brazil the monarchist regime was adopted, with a stable civil government, which centralized all decisions in the hands of the Emperor, including the appointment to the post of provincial president. The focus is on the work of Herculano Ferreira Penna (1811-1867), a politician who administered more provinces in the imperial state and in the attention he conferred on public education in the provinces where he passed. We understand that, in addition to guns and politics, the schooling of the population was a fundamental strategy in the construction of states and also contributed to the expansion of public space in Brazil.

Keywords: Presidency of the province; public instruction; public place.

Resumen

El objetivo de este artículo es presentar una discusión acerca de la actuación de los presidentes de provincia, integrantes de la elite política nacional que, tras la Independencia, se ha convertido en uno de los grupos responsables del mantenimiento de la unidad y garantía de la estabilidad política del Estado imperial. A diferencia de las ex colonias españolas, que dieron origen a varios estados republicanos, en Brasil se adoptó el régimen monárquico, con gobierno civil estable, que centralizó todas las decisiones en manos del Emperador, incluso el nombramiento para el cargo de presidente de provincias. El foco es en la actuación de Herculano Ferreira Penna (1811-1867), político que administró más provincias en el Estado imperial y en el trato que él confería a la instrucción pública en las provincias por donde pasó. Entendemos que, además de las armas y la política, la escolarización de la población fue una estrategia fundamental en la construcción de los Estados y que también contribuyó a la ampliación del espacio público, en Brasil.

Palabras clave: Presidencia de la Provincia; Instrucción Pública; Espacio Público.

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Como Citar
Nogueira, V. L., & Paula, D. G. de. (2018). The presidency of province and public instruction as a factors for expansion of the public space in the brazilian Empire / A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 627-649. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-3
Seção
Dossiê: Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)
Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: vera.nogueira@uemg.br

Dalvit Greiner de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutorando em Educação na UFMG. E-mail: dalvit.greiner@gmail.com