A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial

Main Article Content

Marcilaine Soares Inácio Gomes
Luciano Mendes de Faria Filho
Ilka Miglio de Mesquita

Resumo

O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder.


Palavras-chave: Associações Mineiras, Jornais, Período Regencial.


Abstract


The purpose of this article is to show, from newspapers, the use of public space by the associations in Minas Gerais, during the regency period, in the configuration of an education plan, in view of the civic pedagogy of disciplining, educating, civilizing and moralizing. Its educational projects are understood as political-cultural projects, defined in relation to two phenomena that are intertwined and complementary, yet distinct: the diffusion of the Lights and the configuration of a public sphere of power.


Keywords: Associations in Minas Gerais; Newspapers; Regency Period.


Resumen


El artículo tiene como objetivo evidenciar, desde los periódicos, la utilización del espacio público por las asociaciones mineiras del período de la regencia brasileña em la configuración de um plan de educación, teniendo em vista la pedagogía cívica de disciplinar, instruir, civilizar y moralizar. Sus proyectos educativos serán comprendidos como proyectos políticos-culturales, definidos em la relación de dos fenómenos que están entrelazados y son complementários, sin embargo distintos: la difusión de las luces y la configuración de uma esfera pública de poder.


Palabras claves: Asociaciones Mineiras; Periódicos; Período de la Regencia de Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gomes, M. S. I., Faria Filho, L. M. de, & Mesquita, I. M. de. (2018). A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 604-626. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-2
Seção
Dossiê: Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)
Biografia do Autor

Marcilaine Soares Inácio Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. E-mail: marcisoares@yahoo.com.br

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado em História da Educação concluído na Universidade de Brasília. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022. E-mail: lucianomff@uol.com.br

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pós-doutorado em História da Educação concluído na UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. E-mail: ilkamiglio@gmail.com