O Ensino de Arte na Escola Nova em Minas Gerais na Perspectiva da Revista do Ensino entre os anos de 1927 e 1933

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Denise Perdigão Pereira

Resumo

Este artigo objetiva analisar o ensino de arte na Escola Nova em Minas Gerais. Para tanto, foram tomados, como fontes primárias, textos sobre as disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais publicados na Revista do Ensino entre os anos de 1927 e 1933, adotando-se a análise documental como metodologia para a investigação. O período abordado caracteriza a introdução de importantes mudanças na educação deste estado, destacando-se a divulgação e a tentativa de implantação de novos métodos de ensino no curso primário. Tal aspecto, contudo não eliminou a permanência de uma visão tradicional quanto ao papel atribuído à arte na educação primária. Assim, ao lado de uma concepção de ensino de arte mais ampla, voltada para a valorização do potencial criativo infantil, coexistiu na Revista uma visão utilitarista da arte, marcada pela ênfase na contribuição das atividades de Desenho e Trabalhos Manuais para o preparo profissional.  

Palavras-chave: Ensino de Arte; Escola Nova; Minas Gerais; Revista do Ensino.


ABSTRACT

This article aims at analyzing the art teaching in the Escola Nova, Minas Gerais. In order to realize the analysis, texts about the Disciplines of Drawing and Craftwork, published in the Revista do Ensino between 1927 and 1933, were used as primary sources. The methodology involved document analysis. The time period approached in the study marks the introduction of important changes in the education of the province, in special the public dissemination and the attempt to implement new teaching methods in the first school grade. However, this aspect did not extinguish the traditional viewpoint referring to the role attributed to the art in the first grade education. Therefore, a utilitarian viewpoint of the Revista itself coexisted with a broader concept of teaching oriented towards the valorization of the creative potential of children, marked by the emphasis in the contribution of the activities of Drawing and Craftwork to the professional training.

Keywords: Art Teaching; Escola Nova; Minas Gerais; Revista do Ensino.

Resumen

Este artículo objetiva analizar la enseñanza del arte en la Escola Nova en Minas Gerais. Para lo cual se utilizaron, como fuentes primarias, textos sobre las asignaturas de Dibujo y Trabajos Manuales publicados en la Revista do Ensino entre los años 1927 y 1933, se adoptó un análisis documental como metodología para la investigación. El período abordado caracteriza la introducción de importantes cambios en la educación del estado de Minas Gerais, destacándose la divulgación y la búsqueda de la implantación de nuevos métodos de enseñanza en el curso elemental. No obstante, tal aspecto no excluyó la permanencia de una visión tradicional en cuanto al papel atribuido al arte en la educación primaria. Así, al lado de una concepción de enseñanza de arte más amplia, que valora el potencial creativo infantil, coexistió en la Revista una visión utilitarista de las asignaturas artísticas, marcada por el énfasis en la contribución de las actividades de Dibujo y Trabajos Manuales para el preparo profesional.

Palabras clave - Enseñanza del Arte; Escola Nova; Minas Gerais; Revista do Ensino.

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Como Citar
Pereira, D. P. (2018). O Ensino de Arte na Escola Nova em Minas Gerais na Perspectiva da Revista do Ensino entre os anos de 1927 e 1933. Cadernos De História Da Educação, 17(2), 419-438. https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Perdigão Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação Artística pela Universidade do Porto (Portugal). Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (Brasil). E-mail: perdigaodenise@yahoo.com.br