Aspectos de trajetórias de professoras rurais no Paraná (1957-1979)

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Rosa Lydia Teixeira Corrêa

Resumo

A proposta deste artigo é analisar aspectos da trajetória de professoras que atuaram em escolas primárias na zona rural, no município de Bocaiúva do Sul, no Estado do Paraná, entre os anos de 1957 e 1979. Os dados a serem trazidos neste trabalho resultam de levantamento feito junto ao Departamento de Educação da prefeitura desse município, como também de depoimentos orais obtidos por meio de entrevistas, além de documentos, como legislação, histórico escolar e portaria de admissão ao serviço público. Os resultados mostram a incipiente formação inicial dessas professoras e a gradativa formação profissional em curso normal regional. Também revelam aspectos concernentes às práticas pedagógicas desenvolvidas pelas mestras em salas de aula com turmas multisseriadas e às condições de trabalho dessas professoras, que exerciam múltiplas funções, além de garantir, em certos casos, material de escrita para o alunado.

Palavras-chave: Professoras primárias. Zona rural. Paraná.


Abstract

The purpose of this article is to analyze aspects of the trajectory of teachers who worked in elementary schools in rural areas, in the municipality of Bocaiúva do Sul, in the State of Paraná, between the years 1957 and 1979. The data to be brought in this work result from a survey done together with the Department of Education of the city hall of this municipality, as well as oral testimonies obtained through interviews, as well as documents such as legislation, school transcript and public service admission decree. The results show the incipient initial formation of these teachers and the gradual professional formation in teacher-training regional course. They also reveal aspects concerning the pedagogical practices developed by the teachers in classrooms with multi-series classes and the working conditions of these teachers, who had multiple functions, besides guaranteeing, in certain cases, writing material for the student.

Keywords: Elementary teachers. Countryside. Paraná.

Resumen

La propuesta de este artículo es analizar aspectos de la trayectoria de profesoras que actuaron en escuelas primarias en la zona rural, en el municipio de Bocaiúva del Sur, en el Estado de Paraná, entre los años 1957 y 1979. Los datos a ser traídos en este trabajo resultan de levantamiento que se realiza junto al Departamento de Educación del ayuntamiento de ese municipio, así como de testimonios orales obtenidos por medio de entrevistas, además de documentos, como legislación, histórico escolar y orden de admisión al servicio público. Los resultados muestran la incipiente formación inicial de estas profesoras y la gradual formación profesional en curso regional de profesores. También revelan aspectos concernientes a las prácticas pedagógicas desarrolladas por las maestras en aulas con grupos multiseriales ya las condiciones de trabajo de esas profesoras, que ejercían múltiples funciones, además de garantizar, en ciertos casos, material de escritura para el alumnado.

Palabras clave: Profesores primarios. Zona rural. En el estado de Paraná.

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Como Citar
Corrêa, R. L. T. (2018). Aspectos de trajetórias de professoras rurais no Paraná (1957-1979). Cadernos De História Da Educação, 17(2), 365-379. https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-6
Seção
Dossiê: Educação de Mulheres no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX)
Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifica Universidade Católica do Paraná

Doutora em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado realizado na Universidade de Salamanca (Espanha). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifica Universidade Católica do Paraná. E-mail: rosa_lydia@uol.com.br