Folhas amareladas e discursos de outro presente: um relato de pesquisa sobre o projeto desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo da Motta Silva, Guilherme Gonçalves Baptista, Carolina Torres Alves de Almeida Ramos, Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Resumo


Trata-se de uma notícia sobre projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em conjunto pelo Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) e pelo Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Pretende-se, dessa forma, fornecer subsídios para que os visitantes e pesquisadores do CEME o percebam como um local de ensino, aprendizagem e de variadas narrativas.

Yellow sheets and discourses of another time: a report of the project developed by the “Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ”

Abstract The work aims to demonstrate a project developed by the Núcleo de Estudos Socicorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) and the Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) located in the Escola de Educação Física e Desportos of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). The main objective of the project is to provide possibilities of research and show to the visitors that the CEME is a place of teaching, learning and different narratives. Keywords: History of Physical Education; Teacher’s formation; Escola de Educação Física e Desportos UFRJ.

Hojas amarillas y discursos de otro presente: un relato de investigación sobre el proyecto desarrollado en el Centro de Memoria de la Escuela de Educación Física y Deportes de la UFRJ

Resumen Se trata de una comunicación sobre el proyecto de investigación y extensión desarrollado en conjunto por el Núcleo de Estudios Sociocorporales y Pedagógicos en Educación Física y Deportes (NESPEFE) y por el Centro de Memoria Inezil Penna Marinho (CEME) de la Escuela de Educación Física y Deportes de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Se pretende, de esa forma, ofrecer subsidios para que los visitantes e investigadores del CEME lo perciban como un lugar de enseñanza, aprendizaje y de variadas narrativas. Palabras-clave: Historia de la Educación Física; Formación de profesores; Escuela de Educación Física y Deportes UFRJ.


Texto completo:

PDF


DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-16

CREATIVE COMMONS

CC BY-NC-ND 4.0

 

PUBLICAÇÃO

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia

 

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

CITEFACTOR – Directory Indexing of International Research Journals (Canada/United States of America)

DIALNET - Fundación Dialnet - Universidad de La Rioja (España)

DOAJ - Directory of Open Access Journals - Lund University (Sweden)

Portal de Periódicos da CAPES/MEC (Brasil)

RCAAP - Repertório Científico de Acesso Aberto de Portugal

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanã y Portugal

SRB - Sumário de Revistas Brasileiras

 

PRESERVAÇÃO

RC - Rede Cariniana (Ibict/MCT)

KR - Keepers Registry (Universidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido; International Standard Serial - ISSN, Paris, França)

PKP - Public Knowledge Projetc (Open Archives Harvester)