Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930)

Geisa Magela Veloso

Resumo


O artigo discute o ensino da música e dos cantos escolares em Montes Claros e região norte mineira, conferindo visibilidade aos discursos e prescrições oficiais, apropriações e práticas produzidas pelas professoras nos cursos primário e normal. No período investigado, os cantos escolares e o ensino da música se associam aos esforços da escola para educar as novas gerações e produzir o novo cidadão, imerso no ambiente civilizado, que partilha uma nova sociabilidade e é capaz de conviver em grupo. Por uma abordagem pragmática e utilitária a letra da música também é tomada como recurso para o ensino da leitura e da interpretação.

Representaciones sobre el Canto y la enseñanza de la Música: entre la socialización, el arte y la interpretación del texto (1920-1930)

Resumen El artículo aborda la enseñanza de la música y las canciones de la escuela en Montes Claros y la región norte minería, dando visibilidad a los discursos y las regulaciones oficiales, apropiación y prácticas producidos por los profesores de los cursos primaria y normal. En el periodo investigado, canciones escolares y la enseñanza de la música se asocian con los esfuerzos de la escuela para educar a las nuevas generaciones y producir nuevo ciudadano, inmerso en el ambiente civilizado que comparte una nueva sociabilidad y es capaz de llevarse bien en un grupo. Un enfoque pragmático y utilitario las letras de la música también se toma como un recurso para la enseñanza de la lectura y la interpretación. Palabras clave: Educación Musical; Canto; Comprensión del texto; Socialización; Canciones de la escuela.

Representations about Singing and Music Teaching: socialization, art and text interpretation (1920-1930)

Abstract This article discusses the teaching of music and school songs in Montes Claros and in the region of the north of Minas Gerais giving visibility to the official discourses and regulations, to the appropriations and practices produced by teachers in primary and regular courses. During the investigated period, school songs and music teaching are associated with the efforts of the school to educate the new generations and produce the new citizen immersed in the civilized environment which shares a new sociability and is able to live in groups. A pragmatic and utilitarian approach to lyrics is also taken as a resource for the teaching of reading and interpretation. Keywords: Music Teaching; Singing; Reading Comprehension; Socialization; School Songs.


Texto completo:

PDF


DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-7

CREATIVE COMMONS

CC BY-NC-ND 4.0

 

PUBLICAÇÃO

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia

 

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

CITEFACTOR – Directory Indexing of International Research Journals (Canada/United States of America)

DIALNET - Fundación Dialnet - Universidad de La Rioja (España)

DOAJ - Directory of Open Access Journals - Lund University (Sweden)

Portal de Periódicos da CAPES/MEC (Brasil)

RCAAP - Repertório Científico de Acesso Aberto de Portugal

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanã y Portugal

SRB - Sumário de Revistas Brasileiras

 

PRESERVAÇÃO

RC - Rede Cariniana (Ibict/MCT)

KR - Keepers Registry (Universidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido; International Standard Serial - ISSN, Paris, França)

PKP - Public Knowledge Projetc (Open Archives Harvester)