Interiorização da educação universitária paranaense: política de expansão ou real submissão aos desígnios do capital internacional?

Edélcio José Stroparo, Maria Elisabeth Blanck Miguel

Resumo


Este artigo tem por objetivo pontuar e, bem assim, analisar, as motivações que mais significativamente contribuíram para a decisão governamental que determinou a interiorização da educação universitária no Estado do Paraná, promovida que foi pela criação concomitante das Universidades Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa em 1969. Nessa ocasião o ensino universitário estava limitado à capital do Estado. Para tanto, utilizamo-nos de fontes histórico-documentais, da análise do cabedal legislativo que regulou essa matéria e da literatura educacional nacional e paranaense. Como resultado, pudemos constatar que para além das justificativas oficiais, a criação das pioneiras universidades estaduais interiorizadas do Paraná está prioritariamente relacionada a questões de ordem política e econômica externas ao Estado, como a inserção definitiva do país à esfera de domínio do capitalismo internacional, e só secundariamente relacionada a questões de caráter local.

Texto completo:

PDF


DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-5

CREATIVE COMMONS

CC BY-NC-ND 4.0

 

PUBLICAÇÃO

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia

 

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

CITEFACTOR – Directory Indexing of International Research Journals (Canada/United States of America)

DIALNET - Fundación Dialnet - Universidad de La Rioja (España)

DOAJ - Directory of Open Access Journals - Lund University (Sweden)

Portal de Periódicos da CAPES/MEC (Brasil)

RCAAP - Repertório Científico de Acesso Aberto de Portugal

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanã y Portugal

SRB - Sumário de Revistas Brasileiras

 

PRESERVAÇÃO

RC - Rede Cariniana (Ibict/MCT)

KR - Keepers Registry (Universidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido; International Standard Serial - ISSN, Paris, França)

PKP - Public Knowledge Projetc (Open Archives Harvester)