Interiorização da educação universitária paranaense: política de expansão ou real submissão aos desígnios do capital internacional?

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Edélcio José Stroparo
Maria Elisabeth Blanck Miguel

Resumo

Este artigo tem por objetivo pontuar e, bem assim, analisar, as motivações que mais significativamente contribuíram para a decisão governamental que determinou a interiorização da educação universitária no Estado do Paraná, promovida que foi pela criação concomitante das Universidades Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa em 1969. Nessa ocasião o ensino universitário estava limitado à capital do Estado. Para tanto, utilizamo-nos de fontes histórico-documentais, da análise do cabedal legislativo que regulou essa matéria e da literatura educacional nacional e paranaense. Como resultado, pudemos constatar que para além das justificativas oficiais, a criação das pioneiras universidades estaduais interiorizadas do Paraná está prioritariamente relacionada a questões de ordem política e econômica externas ao Estado, como a inserção definitiva do país à esfera de domínio do capitalismo internacional, e só secundariamente relacionada a questões de caráter local.

Internalization of the University Education from Paraná: politics of expansion or real submission to the designs of international capital?

Abstract The aim of this article is to analyze the motivations that most significantly contributed to the governmental decision that led to the internalization of University Education in the State of Paraná, promoted by the concomitant creation of the State Universities of Londrina, Maringá and Ponta Grossa in 1969. At that time the University Education was limited to the state capital. For that, we use historical-documentary sources, the analysis of the legislative framework that regulated this matter and the national and paranaense educational literature. As a result, we could verify that, in addition to official justifications, the creation of the pioneer internationalized state universities of Paraná is primarily related to political and economic issues external to the State, such as the country's definitive insertion into the domain of international capitalism, and only secondarily related to local issues. Keywords: University education in Paraná; expansion of university education in Paraná; Internalization of university education,

Interiorización de la educación universitaria paranaense: política de expansión o real sumisión a los designios del capital internacional?

Resumen Este artículo tiene por objetivo puntuar y por lo tanto, analizar, las motivaciones que más significativamente contribuyeron para la decisión gubernamental que determinó la interiorización de la educación universitaria en el Estado de Paraná. Promovida que fue por la creación concomitante de las Universidades Estaduales de Londrina, Maringá y Ponta Grossa en 1969. En esa ocasión, la enseñanza universitaria estaba limitada por la capital del Estado. Para tanto, nos utilizamos de fuentes histórico-documentales, del análisis del cabedal patrimonio legislativo que reguló esa materia y de la literatura educacional nacional y paranaense. Como resultado, pudimos constatar que más allá de las justificativas oficiales, la creación de las pioneras universidades estaduales interiorizadas de Paraná está prioritariamente relacionada a la cuestión de orden política y económica externas al Estado, como la inserción definitiva del país a la esfera del dominio del capitalismo internacional y sólo secundariamente relacionado a cuestiones de carácter local. Palabras-clave: Enseñanza superior paranaense; expansión de la enseñanza superior paranaense; interiorización de la educación universitaria.

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Como Citar
Stroparo, E. J., & Miguel, M. E. B. (2017). Interiorização da educação universitária paranaense: política de expansão ou real submissão aos desígnios do capital internacional?. Cadernos De História Da Educação, 16(2), 387-407. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39594
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edélcio José Stroparo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Guarapuava/PR. E-mail: ejstroparo@yahoo.com.br

Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação: História e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular de História da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E-mail: maria.elisabeth@pucpr.br