Grandes pensadores tensionando o I Programa Especial de Educação (1983-1986)

Main Article Content

Sheila Cristina Monteiro Matos

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar pensamentos político-filosóficos que foram aportes teóricos para a consecução do I Programa Especial de Educação. Sua problemática versa sobre as condições políticas e educacionais em que o Programa foi gestado, levando em consideração as contribuições teóricas e os feitos realizados por grandes intelectuais que marcaram o pensamento educacional na época. Para tal, o método da investigação foi o dialético. O resgate crítico teórico foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram a reflexão sobre o conhecimento associado à temática, aproximando os pensamentos de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro com as discussões de
Gramsci sobre hegemonia e intelectuais orgânicos. Nas considerações finais, aborda-se que tanto Anísio Teixeira como Darcy Ribeiro foram intelectuais orgânicos que influenciaram a implementação do I Programa Especial de Educação com ideias, proposições e práticas que eram balizadas em uma educação que favorecesse uma formação mais completa do ser humano.


Palavras-chaves: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Educação em tempo integral, intelectuais orgânicos, I Programa Especial de Educação.

Great thinkers tensing 1st Rio de Janeiro Special Education Program (1983-1986)

Abstract


This paper aims to study political and philosophical thoughts that were theoretical to achieve the First Special Education Program contributions. The problem is about the political and educational conditions that the Program was gestated, taking into consideration the theoretical contributions and achievements made by great intellectuals that marked the educational thought at the time. Thus, the method of research was
dialectical. The critical theoretical review was accomplished through the bibliographic and documentary research that allow for reflection on the knowledge associated with the topic, approaching the thoughts of Darcy Ribeiro and Anísio Teixeira and with Gramsci's discussions of hegemony and organic intellectuals. In the final remarks, it discusses that both Anísio Teixeira as Darcy Ribeiro were organic intellectuals that influenced the
implementation of the First Special Education Program with ideas, propositions and practices that were buoyed in education favoring a more complete formation of the human being.


Keywords: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, full time education, organic intellectuals, 1st Special Education Program.

Los grandes pensadores tensando el I Programa Especial de Educación (1983-1986)

Resumen


El propósito de este artículo es estudiar los pensamientos políticos y filosóficos que eran contribuciones teóricas a la consecución del Programa Especial de Educación. Su problemática es acerca de las condiciones políticas y educativas en las que se gestó el programa, teniendo en cuenta los aportes teóricos y logros realizados por grandes intelectuales que marcaron el pensamiento educativo en aquel momento. Para ello, el
método de investigación fue dialéctica. El rescate crítico de la producción teórica se logró a través de la investigación bibliográfica y documental, lo que permitirá a la reflexión sobre los conocimientos asociados con el sujeto, acercándose a los pensamientos de Teixeira y Darcy Ribeiro con discusiones de la hegemonía y los intelectuales orgánicos de Gramsci. En las palabras de clausura, que se ocupa de que tanto Teixeira como Darcy
Ribeiro eran intelectuales que influyeron en la ejecución del Programa de Educación Especial Primera con ideas, propuestas y prácticas que se vieron fortalecidas en la educación favoreciendo una formación más completa del ser humano.


Palabras clave: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, la educación a tiempo completo, intelectuales orgánicos, I Programa Especial de Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Matos, S. C. M. (2017). Grandes pensadores tensionando o I Programa Especial de Educação (1983-1986). Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1248-1269. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38494
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sheila Cristina Monteiro Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ. Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Mesquita. E-mail: sheilammatos@uol.com.br