Entre correspondências e impressos: um olhar sobre a instrução primária em Sergipe (1827-1838)

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Leyla Menezes de Santana
Simone Silveira Amorim
Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a configuração da profissão docente no que diz respeito à atuação dos professores primários na Província de Sergipe, no período de 1827 a 1838. Para isso, fez-se necessário descrever o desempenho dos professores através das
correspondências enviadas para o poder público e identificar as continuidades e descontinuidades relacionadas com as práticas docentes, bem como identificar no Folheto "Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude" indícios que justifiquem seu uso e proibição nas aulas de ensino primário no ano de 1835. O procedimento investigativo tem
o aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) e Robert Darnton (2010) e se ancora no método indiciário de Ginzburg (1989, 2004), buscando por meio de indícios e pistas, obter elementos que permitam compreender como se deu o processo de configuração da profissão docente no espaço e tempo aqui expostos.


Palavras-chave: História da Educação. Sergipe Provincial. Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude. Professores Primários.

Between oficial letters and printing materials: a look at primary education in Sergipe (1827-1838)

Abstract


This article aims at analyzing the configuration of the teaching profession regarding to the performance of primary school teachers in the Province of Sergipe, from 1827-1838. Therefore, it was necessary to describe the performance of teachers through official letters sent to the government, pointing out the continuities and discontinuities related to teaching
practices, besides identifying in the brochure "Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude" evidence to support its use and prohibition in primary classes in 1835. The investigative procedure has the theoretical contribution of Norbert Elias (1980, 2001) and Robert Darnton (2010) and is based on the evidentiary method by Ginzburg (1989, 2004),
searching through evidences and clues to understand how the establishment process of the teaching profession took place in the space and time already mentioned.


Keywords: History of Education. Provincial Sergipe. Source of truth or way to virtue. Primary Teachers.

Entre correspondencias e impresos: una mirada sobre la instrucción primaria en Sergipe (1827-1838)

Resumenes


El presente artículo tiene por objetivo analizar la configuración de la profesión docente en lo que dice respecto a la actuación de los profesores primarios en la Provincia de Sergipe, en el periodo de 1827 a 1838. Para esto, se hizo necesario describir el desempeño de los
profesores a través da las correspondencias enviadas para el poder público e identificar las continuidades y discontinuidades relacionadas con las practicas docentes, bien como identifica en el Folleto "Fuente de la Verdad o Camino para la Virtud" indicios que justifiquen su uso y prohibición en las aulas de enseñanza primaria en el año de 1835. El
procedimiento investigativo tiene el aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) y Robert Darnton (2010) y se áncora en el método indiciario de Ginzburg (1989, 2004), buscando por medio de indicios y pistas, obtener elementos que permitan comprender como se dio el
proceso de configuración de la profesión docente en el espacio y tiempo aquí expuestos.


Palabras-clave: Historia de la Educación. Sergipe Provincial. Fuente de la Verdad o Camino para la Virtud. Profesores Primarios.

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Como Citar
Santana, L. M. de, Amorim, S. S., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2017). Entre correspondências e impressos: um olhar sobre a instrução primária em Sergipe (1827-1838). Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1187-1210. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38491
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leyla Menezes de Santana, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação: Educação e Formação Docente pela Universidade Tiradentes. Professora da Universidade Tiradentes. E-mail: leyla.menezes@gmail.com

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação: História, Sociedade e Pensamento Educacional pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. E-mail: amorim_simone@hotmail.com

Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. E-mail: ester_fraga@unit.br