Livros didáticos para um novo público escolar: os Cadernos MEC de História Geral

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Juliana Miranda Filgueiras

Resumo

O artigo analisa os Cadernos MEC de História Geral e o guia metodológico para os professores publicados pela Fename. A Fundação era responsável pela produção de materiais didáticos que seriam distribuídos ou vendidos a preço de custo para professores e alunos das escolas brasileiras. Buscou-se compreender o objetivo da produção desses livros didáticos, quem foram seus autores, qual discurso sobre a escola e o ensino de
História produziram. A análise permitiu observar que os Cadernos MEC de História se inseriam em um projeto do Ministério da Educação para diminuir o custo do ensino, diante do acelerado processo de expansão da escola secundária. Desse modo, o MEC estabeleceu parceria com docentes de Didática da UFRJ para a elaboração dos livros didáticos. Esses livros e o guia metodológico expunham uma proposta de ensino que estabelecia todo um encaminhamento para a prática discente e docente.


Palavras Chave: Cadernos MEC, Ensino de História, livro didático, Fename.

Textbooks for a new school scholastic: the MEC books of General History

Abstract


The article analyses the MEC Books of General History and the methodological guide forteachers published by Fename (School Material National Foundation). The Foundation was responsible for the educational materials production, which would be distributed or
sold at cost price to brazilian schools students and teachers. This material tries to understand the production purpose of these textbooks, who were their authors and which was the discourse about the school and the history teaching produced. The analysis allowed us to observe that the MEC Books of History formed part of a project of the Education Ministry (MEC) to reduce the education cost, on the accelerated school expansion. Thereby, the MEC has partnered with Teaching UFRJ (Rio de Janeiro Federal University) teachers for the textbooks development. These books and methodological guides, exposed a teaching proposal that established an entire routing for practice teachers and students.


Keywords: Cadernos MEC, History Teaching, textbook, Fename.

Manuales escolares para un nuevo público escolar:
los Cuadernos MEC de Historia General

Resumen


Este artículo analiza los Cuadernos MEC de Historia General y la guía metodológicapara los profesores publicada por Fename (Fundación Nacional del Material Escolar). Lafundación se encargaba de producir materiales didácticos que se distribuirían o venderíana precio de costo a profesores y alumnos de las escuelas brasileñas. Se ha buscado
comprender el objetivo de producir esos manuales escolares, quiénes fueron sus autores,qué discursos sobre la escuela y la enseñanza de Historia se han producido. El análisis permitió observar que los Cuadernos MEC de Historia estaban enmarcados en un proyecto del Ministerio de Educación para bajar los costos de la enseñanza, frente al acelerado proceso de expansión de la escuela secundaria. De esa manera, MEC se asoció a los docentes de Didáctica de la UFRJ (Universidad Federal de Rio de Janeiro) para crear manuales escolares. Esos libros y la guía metodológica exponían una propuesta de enseñanza que establecía las conductas para la práctica discente y docente.


Palabras-Clave: Cuadernos MEC, Enseñanza de Historia, manual escolar, Fename.

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Como Citar
Filgueiras, J. M. (2017). Livros didáticos para um novo público escolar: os Cadernos MEC de História Geral. Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1170-1186. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38490
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana Miranda Filgueiras, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Fundamentos da Educação e Ensino de História na Universidade Federal de Alfenas. E-mail:
jufilgueiras@gmail.com