O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), em Bagé/RS

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Alessandro Carvalho Bica
Berenice Corsetti

Resumo

Este artigo é resultado da tese de doutoramento: A Sistematização da Educação Pública Municipal no Governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS. Nesse sentido, tem como objetivo dialogar sobre o processo de configuração do município pedagógico e do sistema educacional municipal na terceira década da Primeira República no município de Bagé/RS, bem como discutir o papel desempenhado pelo município enquanto promotor da educação primária, secundária, artística e física. Neste sentido, no processo de reconstrução da história das políticas públicas educacionais pensadas e/ou realizadas pela Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929),
subsidiamos nossas análises com base nos Relatórios Intendenciais, Relatórios de Orçamento e notícias veiculadas pelos periódicos editados na cidade de Bagé pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentos.


Palavras-chave: Município Pedagógico, Sistema Educacional Municipal, Políticas Públicas de Educação.

The pedagogical municipality and constitution of the municipal educational system in the administration of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in Bagé, RS, Brazil

ABSTRACT


This article is result of the PhD research: The Systematization of Public Education in the Municipal Government of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in the city of Bagé/RS. In this sense, aims dialogue about the process of setting the county educational system and educational city in the third decade of the First Republic in the city of Bagé/RS,
as well as discussing the role of the municipality as a promoter of primary, secondary, artistic and physics. In this sense, the process of reconstruction of the history of educational politics designed and/or implemented by the Stewardship Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), we subsidize our analyzes based on Intendenciais reports,
budget reports and news published by journals published in the city Bagé through the prism of historical-critical methodology, providing a framework empirical able to articulate the relationship between written and non- written documents.


Keywords: City Pedagogical, Educational System Municipal, Public Policy Education.

El municipio pedagógico y la constitución del sistema educativo municipal en el período de la intendencia de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), en Bagé/RS

RESUMEN


Este artículo es el resultado de la tesis doctoral: La sistematización Educación Pública Municipal en el Gobierno de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) en la ciudad de Bagé/RS. En este sentido, se pretende hablar sobre el proceso de creación de consejo pedagógico y el sistema educativo municipal en la tercera década de la Primera República
en la ciudad de Bagé / RS, así como discutir el papel del municipio como promotor de primaria, secundaria, artística y física. En este sentido, el proceso de reconstrucción de la historia del pensamiento de la política pública educativa y / o llevado a cabo por Intendente Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), subvencionamos nuestros análisis
basado en Intendenciais informes, informes sobre el presupuesto y los informes de las revistas publicadas en la ciudad Bage a través del prisma de la metodología históricocrítica, y un marco empírico capaz de articular la relación entre documentos escritos y no escritos.


Palabras clave: Condado Pedagógica, Sistema Educativo Municipal, Políticas de Educación Pública

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Como Citar
Bica, A. C., & Corsetti, B. (2017). O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), em Bagé/RS. Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1055-1077. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38484
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alessandro Carvalho Bica, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé/RS. Líder do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas. E-mail: alessandro.bica@unipampa.edu.br

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). E-mail: bcorsetti@unisinos.br