Fontes para a difusão da didática moderna no ensino da Língua Portuguesa: os manuais do Ensino Ginasial e a autoria docente nas décadas de 1940 e 1950

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Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas

Resumo

A pesquisa mobilizou como fontes prioritárias os manuais de língua portuguesa para as séries ginasiais, editados nas décadas de 1940 e 1950, de autoria de professores paulistas, que pregava o aprendizado da gramática a partir de textos literários. A coleção "Páginas Floridas", de Francisco Silveira Bueno, editada pela Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia e a "Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português", assinada por Aída Costa foram selecionadas como exemplares representativos de compreensão da circulação de novos padrões didáticos por professores-autores que ocuparam posições relevantes no campo educacional paulista e mobilizaram diferentes estratégias. A pretensão do estudo foi contribuir com a História da Profissão Docente, e com a História das Disciplinas Escolares ao desvendar a trajetória dos referidos autores, que difundiram o ensino de português e literatura, a partir de coleções, que tiveram circulação nacional.
Palavras chave: Ensino Ginasial. História da Profissão Docente. Manuais.

Sources to the diffusion from the modern didacticism in the teaching of Portuguese: the manuals of junior high school and the teachers-authors in the 1940s and 1950s

Abstract
This research has as priority sources the manuals from the portuguese teaching to the high school series, edited in the 1940s and 1950s by authors from the state of São Paulo, who preached the learning of grammar from literary texts. The collection "Páginas Floridas", written by Francisco Silveira Bueno, edited by Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia and the "Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português ", signed by Aída Costa were selected as examples to the understanding of the circulation from new patterns didactics used by teacher-authors who occupied important positions in the educational field of São Paulo and mobilized different strategies. The purpose of the study was to contribute to the History of the Teaching Profession and to the History of School Disciplines by unveiling the trajectory of these authors, who disseminated the teaching of Portuguese and Literature, from collections which had national circulation.
Keywords: High School. History of Teaching Profession. Manuals.

Fuentes para la difusión de la didatica moderna en la enseñanza de la lengua portuguesa: los manuales de la escuela secundaria y la autoria de los maestros en los años de 11940 y 1950

Resumen
Esa investigación tiene como fuentes prioritárias los manuales de la lengua portuguesa para las series del secundario, publicados en los años de 1940 y 1950, escritos por los maestros paulistas (San Pablo) que predicavan la aprendizaje de la gramatica a través de los textos literarios. La colección "Páginas Floridas" de autoria de Francisco Silveira Bueno, con la edición de la Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia e la Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português, firmada por Aída Costa fueran seleccionadas como los ejemplos representativos para la comprensión de la circulación de nuevos estándares didacticos escritos por los maestros-autores que ocupaban posiciones importantes en la area de educación paulista y movibilizaran diferentes estratégias. El objetivo de esse estudio fué contribuir con la História de la Profesión Docente y con la História de las Disciplinas de las escuelas, haciendo una demonstración de los trajectos de los citados autores que, divulgaran la enseñanza de la lengua portuguesa y literatura, a partir de coleciones, que circulaban en todo país.
Palavras clave: Enseñanza Secundaria. Historia de la Profesión Docente. Manuales.

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Como Citar
Bueno de Freitas, A. G. (2017). Fontes para a difusão da didática moderna no ensino da Língua Portuguesa: os manuais do Ensino Ginasial e a autoria docente nas décadas de 1940 e 1950. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 018 - 029. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38458
Seção
Dossiê: Produção de conhecimentos, difusão e ensino na (e da) História da Educação
Biografia do Autor

Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: anagbueno@uol.com.br