O primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961): currículo e formação de professores

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Thiago Rodrigues Nascimento

Resumo

Resumo
O ensino de História no Brasil e sua História enquanto disciplina escolar encontram lugar consolidado na literatura educacional e historiográfica. No entanto, é recente a atenção concedida a sua constituição nas universidades, cujo enfoque reside no processo de institucionalização dos cursos de História nas décadas de 1930 e 1940. Os anos que antecederam ao golpe civil-militar de 1964 se caracterizaram por amplas discussões em relação às mudanças necessárias nos cursos então vigentes. Analisamos o lugar reservado a formação do professor nas discussões realizadas no Primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961) e a configuração dos cursos de História na primeira metade da década de 1960. A análise dos Anais permite observar que uma série de disputas políticas e historiográficas caracterizaram o Primeiro Simpósio e que os cursos de História estavam em pleno processo de discussão sobre diferentes modelos de formação.
Palavras-chave: Formação do professor. Cursos de História. Ensino Superior. APUH.

The first Symposium of Higher Education History Teachers (1961): curriculum and teacher training

Abstract
The teaching of History in Brazil and its history as a school subject finds a consolidated place in the educational literature and historiography. However, the attention given to its establishment in universities, whose focus lies in the institutionalization process of History courses in the 1930s and 1940s, is recent. The years leading up to the civil-military coup of 1964 are characterized by extensive discussions regarding the necessary changes in the then current courses. We looked at the place reserved for teacher education in the discussions at the First University Education History Teachers Symposium (1961) and the configuration of History courses in the first half of the 1960s. The analysis of the proceedings can observe that a series of political and historiographical disputes characterized the First Symposium and the history courses were in the process of discussion of different models of training. Keywords: Teacher Training. Courses of History. Higher Education. APUH.

Primer Simposio de Profesores de Historia de Educación Superior (1961): currículo y formación del profesorado

Resumen La enseñanza de Historia en Brasil y su Historia como asignatura escolar ellos tienem lugar consolidado en la literatura educacional e historiográfica. Sin embargo, es reciente la atención concedida a su constituición en universidades, cuyo enfoque reside en el proceso de institucionalización de los cursos de Historia en las décadas de 1930 y 1940. Los años que antecedieron al golpe civil-militar de 1964 se caracterizaron por largas discusiones con relación a los cambios necesários en los cursos vigentes en aquel momento. Analisamos o lugar reservado a la formación de profesores em las discusiones realizadas en el Primer Simposio de Profesores de Historia de Educación Superior (1961) y la configuración de los cursos de Historia a mediados de la década de 1960. El análisis de los Anales permite observar que una serie de disputas políticas e historiográficas caracterizaron el Primer Simposio y que los cursos de Historia estaban en absoluto proceso de discusión acerca de diferentes modelos de formación. Palavras claves: Formación de professor. Cursos de Historia. Educación Superior. APUH.

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Como Citar
Nascimento, T. R. (2017). O primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961): currículo e formação de professores. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 286 - 304. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38272
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Rodrigues Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista Capes. E-mail: thrnascimento@gmail.com.