A Disciplina de História da Educação: Espaços Híbridos e Caminhos Alternativos ao (Re)Pensar a Prática Docente por meio da Diversidade Cultural

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Roseane Maria de Amorim
Artur Alexandre de Mendonça Leite

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar, historicamente, como a disciplina de História da Educação vem se constituindo ao longo do tempo e como ela pode ser redimensionada, tomando como referência as discussões sobre a diversidade cultural. Sabemos que o debate sobre a diversidade cultural na contemporaneidade é de fundamental importância para a formação de professores e professoras, à medida que a realidade da sala de aula é formada por pessoas com histórias de vida e formas diferenciadas de compreender o mundo. A análise do trabalho permitiu identificar o quanto o ensino de História ainda vem sendo contado pelo viés dos vencedores. A experiência possibilitou transformações na prática docente, bem como, na concepção de mundo e de novas possibilidades de aprendizagem, tanto para o docente, quanto para os educandos e educandas.

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Como Citar
Amorim, R. M. de, & Leite, A. A. de M. (2016). A Disciplina de História da Educação: Espaços Híbridos e Caminhos Alternativos ao (Re)Pensar a Prática Docente por meio da Diversidade Cultural. Cadernos De História Da Educação, 14(3). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33147
Seção
Artigos