HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR CATÓLICA: O COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE RIBEIRÃO PRETO NO CENÁRIO DO INTERIOR PAULISTA (1918-1944)

Main Article Content

Alessandra Cristina Furtado

Resumo

Este artigo busca compreender o processo histórico de instalação e consolidação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Ribeirão Preto, no período de 1918 a 1944. Para tanto, utiliza-se da análise de fontes primárias do arquivo do Colégio, do Arquivo Histórico Municipal de Ribeirão Preto, Arquivo do Estado de São Paulo. Recorre, também, a uma bibliografia ligada à história cultural, história da Igreja, história da educação, entre outras. Resultados evidenciaram que a instalação desse Colégio foi desencadeada por diferentes aspectos, como a expansão da obra educativa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora pelo interior de São Paulo, o desenvolvimento da lavoura cafeeira e a presença maciça de imigrantes italianos em Ribeirão Preto e região, entre outros. Contudo, o seu processo de consolidação ocorreu, principalmente, no final da década de 1930 e início da década de 1940, devido à construção do novo prédio escolar e implantação de novos Cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Furtado, A. C. (2015). HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR CATÓLICA: O COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE RIBEIRÃO PRETO NO CENÁRIO DO INTERIOR PAULISTA (1918-1944). Cadernos De História Da Educação, 14(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32550
Seção
Dossiê: História da Educação e História Regional Paulista