Demanda social por ensino e trabalho: a assistência pela profissionalização no Instituto Profissional João Alfredo (1910-1930)

Maria Zélia Maia de Souza

Resumo


O objetivo do artigo é discutir a proposta de assistência pela profissionalização enquanto ação governamental do Distrito Federal no período compreendido entre os anos de 1910 a 1930. Indaga-se como se concretiza essa política pública no Instituto Profissional João Alfredo. Instituição de ensino profissionalizante cujos jovens matriculados deveriam ser comprovadamente desvalidos na faixa etária compreendida entre 12 e 15 anos de idade. Estes tiveram acesso a ensino e trabalho, em regime de internato, por um período que variou entre cinco e quatro anos. Observou-se que até 1916, atendendo a uma tradição das corporações de ofícios, dominou o ensino por oficinas com características mais artesanais. A partir desse ano, baseado no trabalho industrial, foi introduzido o ensino por seções.  Portanto, redefinição dos objetivos e dos métodos dessa modalidade de ensino

Palavras-chave


Instituição; Cultura Escolar; Práticas

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DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-11

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