ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PARANAENSE: EM FOCO AS ESCOLAS DE TRABALHADORES RURAIS E DE PESCADORES ENTRE AS DÉCADAS DE 30 E 50 DO SÉCULO XX

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Analete Regina Schelbauer
Wenceslau Gonçalves Neto

Resumo

O presente artigo focaliza a modalidade de Escola Rural instituída pelas Escolas de Trabalhos Rurais e Escolas de Pescadores . em torno das quais há uma vasta documentação produzida, mas uma escassa produção ., a fim de compreender as particularidades que marcaram o ensino primário rural agrícola no Paraná e suas características de aproximação com as tematizações no cenário nacional entre as décadas de 30 a 50 do século XX. As fontes documentais que deram suporte à investigação constituem-se de mensagens e relatórios de governadores estaduais e interventores federais no estado em questão, leis, decretos e regulamentos sobre as escolas rurais analisadas com base na produção historiográfica sobre o tema. Diante das iniciativas, particularidades e intencionalidades que marcaram o movimento de institucionalização e expansão das ETR e das EP, consideramos que o presente estudo possa suscitar questões relevantes para pensar a temática do ensino rural em termos de uma história comparada da educação e possibilitar a interlocução e o debate com a historiografia educacional sobre a história da escola primária situada no meio rural.

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Como Citar
Schelbauer, A. R., & Neto, W. G. (2013). ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PARANAENSE: EM FOCO AS ESCOLAS DE TRABALHADORES RURAIS E DE PESCADORES ENTRE AS DÉCADAS DE 30 E 50 DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 12(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/22898
Seção
Artigos