IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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Aline de Morais Limeira

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar tipos de fontes específicas para história da educação. Trata-se dos anúncios que circulavam em dois impressos do século XIX: o Jornal do Commercio e o Almanak Laemmert. Destas publicidades, que datam de 1860 a 1880, importou evidenciar o funcionamento das instituições privadas de ensino: os indícios do magistério particular, dos planos de estudos, das questões relativas ao custo da instrução e os espaços físicos daquelas escolas. Somada à estratégia de investigar o que era possível ver acerca dos registros que aqueles colégios faziam circular pela propaganda, tencionou-se investigar a circulação daqueles materiais impressos, ou seja, observou-se que era preciso compreender a materialidade dos impressos e o processo de constituição e de desenvolvimento da própria imprensa do século XIX.

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Como Citar
Limeira, A. de M. (2013). IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702
Seção
Artigos