OS PROFESSORES COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO: CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PRIVADO DE PELOTAS-RIO GRANDE DO SUL (1875-1910)

Main Article Content

Helena de Araujo Neves
Giana Lange do Amaral
Elomar Callegaro Tambara

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento do corpo docente do ensino privado de Pelotas-RS, bem como dados sobre a sua atuação na virada do século XIX para o século XX. Este é um tema importante - no que se refere a um sistema de ensino que, aos poucos, se constituía em Pelotas-RS. As principais fontes consultadas foram propagandas impressas de instituições de ensino, publicadas em distintos periódicos. Com base no estudo observou-se que, durante o período investigado, os(as) professores(as) tornam-se um diferencial competitivo amplamente utilizado pelas instituições de ensino - que divulgavam, e ajudavam a construir, através dos anúncios, uma imagem de profissionalismo para o seu corpo docente. Acredita-se, assim, que os discursos atribuídos ao papel docente estavam intimamente ligados à busca de uma aceitação das instituições de ensino por parte de seu público-alvo. Isso porque, esse era um momento de construção e de legitimação do espaço educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Neves, H. de A., Amaral, G. L. do, & Tambara, E. C. (2012). OS PROFESSORES COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO: CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PRIVADO DE PELOTAS-RIO GRANDE DO SUL (1875-1910). Cadernos De História Da Educação, 11(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17536
Seção
Artigos