O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em 'Comentários ao Editor'?
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB?
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista?

Natureza das Colaborações
São aceitos para avaliação originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estejam vinculados à área de História e Historiografia da Educação, os quais deverão ser destinados a uma das seguintes seções: dossiês, artigos, debates, comunicações, entrevistas, documentos e resenhas.

Idiomas
Cadernos de História da Educação recebe originais e publica textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Traduções e versões dos textos originais
Após a aprovação para publicação dos textos com originais redigidos em português, espanhol, francês e italiano, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar a versão integral em inglês para publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.

Autoria
Três é o número máximo de autores de uma proposta de publicação. Destes, um deles terá que possuir necessariamente a titulação em nível de Doutorado e, os outros dois, terão que possuir, no mínimo, a titulação em nível de Mestrado. Eventuais necessidades de mencionar a colaboração de outros pesquisadores ou mesmo de orientandos de iniciação científica poderão ser feitas exclusivamente em nota de rodapé inserida a partir do título ou logo no início do artigo.

Apresentação dos originais
O arquivo eletrônico do material para publicação deverá ser encaminhado pelo OJS em uma versão recente do programa Word for Windows. O texto deve ser configurado com todas as margens em 2,5 cm, com cabeçalho e rodapé em 1,25 cm, sendo utilizado o papel A4. O texto deve ter entrelinhas simples, alinhamento justificado e fonte Times New Roman com tamanho 12. Os textos deverão conter título, resumo e três palavras-chave, necessariamente, em português, inglês e espanhol. Quando o idioma do original for diferente destes passarão a ser quatro os idiomas para título, resumo e palavras-chave. No caso do resumo, o mínimo é de 50 e o máximo é de 150 palavras. A extensão mínima e máxima dos originais deve ser: para as seções de dossiê, artigos, entrevistas, documentos e traduções, de 10 a 20 páginas; para as seções de debates, comunicações, entrevista e documentos, de 05 a 15 páginas; para a seção de resenhas, de 03 a 05 páginas.

Ilustrações
As ilustrações deverão ser de boa qualidade, inseridas no texto submetido, devidamente acompanhadas de títulos e legendas.

Referências
Devem ser apresentadas de modo completo ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT ou de outro sistema reconhecido pela comunidade científica, sob pena de inviabilizar a publicação.

Notas de Rodapé
As notas de rodapé, caso utilizadas, deverão ser numeradas e inseridas pelo Word for Windows e aparecerem no pé de página.

Revisão gramatical e de normas técnicas: obrigatória
Os textos submetidos à avaliação devem ter seu encaminhamento ao periódico precedido necessariamente por rigorosa e minuciosa revisão gramatical e de normas técnicas, sob pena de inviabilizar a publicação.

Proposição de dossiês
A proposição de dossiês para publicação no periódico deve ser feita(s) por seu(s) organizador(es), no máximo em número de dois. A proposta inicial deverá ser enviada para o periódico, por meio do e-mail che@faced.ufu.br. Ela deverá possuir no mínimo 4 e no máximo 6 artigos, com diversidade de vínculo institucional dos autores e com pelo menos dois artigos com autores vinculados à instituições estrangeiras. No máximo dois artigos poderão ser provenientes de pesquisadores vinculados a uma mesma instituição de educação superior e/ou de pesquisa. Da proposta, deverão constar: o título do dossiê; o nome e a vinculação institucional do(s) organizador(es); o título dos artigos, acompanhado do(s) nome(s) do(s) autor(es), com a indicação da(s) instituição(ões) de vínculo; o resumo geral do dossiê; os resumos específicos dos artigos. Após avaliação inicial pela comissão editorial, o(s) organizador(es) será(ão) comunicado(s) do resultado, com a informação sobre o prazo para envio dos originais e a perspectiva de publicação. Após o recebimento dos originais, eles serão enviados para os pareceristas. Caso sejam aprovados todos os artigos, eles seguirão para publicação em forma de dossiê. Todavia, caso ocorram reprovações que inviabilizem a publicação do material em forma de dossiê, os originais que tiverem sido aprovados serão publicados na seção de artigos. Após a aprovação para publicação dos textos com originais redigidos em português, espanhol, francês e italiano, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar a versão integral em inglês para publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.