Desafios contemporâneos para o ensino de História: notas de pesquisa

  • Mirian Garrido

Resumo

Por que estudamos História? Aparentemente simples, a resposta supõe
uma série de reflexões sobre as expectativas e as finalidades do ensino e do
estudo de História. Pressupõe também pensarmos que tipo(s) de ensino(s)
está(ão) em questão. O presente artigo é uma reflexão de dez anos
dedicados à pesquisa histórica na sua íntima relação com o ensino. Nesse
processo, demandas sociais, livros didáticos, disputas midiáticas, políticas
públicas entraram em cena para demonstrar que ensinar é muito mais que
transmitir informação. Para além de ilustrar um percurso, o objetivo é
propor reflexões que demonstrem a complexidade - geralmente envolvida
em dissensos - do que é o ensino e o ensinar História

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Garrido

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista

Publicado
2018-12-08
Seção
Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"