Formado em História. E agora? Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil

  • Paula Ricelle Oliveira
  • André Ricardo Barbosa Duarte
Palavras-chave: Historiador, Regulamentação da profissão, Mercado

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ofício do historiador (a), tendo em vista as demandas e atuação desse profissional no mercado de trabalho. Também será abordada e discutida a trajetória e memória do Projeto de Lei nº 4.699/2012, tramitado nas instâncias legislativas, que tem o objetivo de reconhecer e regulamentar o trabalho do (a) historiador (a), logo os espaços de atuação. Em vista disso, observa-se que o ofício do historiador (a) vai além da carreira docente, e que há espaços no mercado que permitem a esses profissionais exercerem suas funções e ampliar o leque de sua atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ricelle Oliveira
Paula Ricelle Oliveira. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / POSLING-CEFET/MG (2015). Licenciada e Bacharel em História / PUC / MG (2009). Participante do Grupo de Pesquisas em Materiais e Recursos Didáticos do CEFET/MG. Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Atua nos seguintes temas: livro didático, processo de escolha do livro didático, discurso docente, Sistema da Avaliatividade e cultura. historiadoresprofissionais@gmail.com.
André Ricardo Barbosa Duarte
André Ricardo Barbosa Duarte. Mestre em Educação / UEMG. Graduado em História (Bacharelado / Licenciatura) pela PUC/MG (2002). Pós-graduado (especialização) em Políticas Públicas /UFMG (2004). Pós-graduado (especialização) em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como professor de educação básica na rede municipal de Contagem/MG. historiadoresprofissionais@gmail.com.
Publicado
2017-07-04
Seção
Artigo Livre