O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em 'Comentários ao Editor'.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1.5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

A Revista é organizada por meio de: uma seção permanente intitulada Arquivo, Documento e Memória, dossiês temáticos e artigos livres, notas de pesquisa, relatos de experiências, resenhas e traduções.

O material para publicação deverá ser submetido no portal do SEER (http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/about/submissions), no campo apropriado, após cadastro do autor (fazer login), conforme a folha de estilo padrão adotada pela revista, disponível no link: https://drive.google.com/file/d/0B9UGHW49jK2LRUdSV1JiRi01M0NMMmVQMWo5eGFOeDR3cDlB/view?usp=sharing

Os textos deverão estar em acordo ainda com os seguintes procedimentos: 1º Os trabalhos digitados devem estar de acordo com padrões atualizados da ABNT em vigor 2º o artigos de autoria de graduandos poderão ser submetidos, desde que recomendados por seus respectivos professores-orientadores ou em co-autoria. No caso de recomendação, esta deverá ser explicitada pelo(a) professor(a) orientador(a) na campo de metadados do autor, disponível no SEER. 3º os artigos encaminhados para publicação devem conter um mínimo de 10 e um máximo de 25 páginas – incluídos os anexos –; as resenhas deverão ter entre 4 e 6 páginas; ambos devem respeitar as seguintes especificações técnicas: não conter os nome(s) do(s) autor(es); 4º os artigos deverão conter intertítulos, sem uso dos termos Introdução e Conclusão; os artigos podem ser acompanhados de Ilustrações (gráficos, fotos, mapas, quadros, entre outros) e/ou tabelas, com legenda e fonte (se houver), em formato JPG, com resolução de 300 dpi. 5º o resumo de 100 a 250 palavras na língua original (português ou espanhol) e inglês; palavras-chave na língua original (português ou espanhol) e inglês (máximo 5) (ABNT NBR 6028); 6º As notas devem adotar o modelo da folha de estilo; 7º as referências ao final do texto devem seguir a ordem alfabética (ABNT NBR 6023).

Ao submeter o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado e não foi publicado em nenhum outro órgão. O(s) autor(es) que tiver(em) seu artigo publicado receberá(ão)dois exemplares do número ou volume da Revista Cadernos de História. A Revista Cadernos de História não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso, o(s) autor(es) será(ao) comunicado(s) da deliberação pelo Setor de Publicações.

 


É preciso observar, ainda, as seguintes normas: 

Ao enviar o material para publicação, o autor estará automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas da Creative Commons, adotadas pela revista. O autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS e assume que o texto foi devidamente revisado.

Dois pareceristas ad hoc emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo alterações. No segundo caso, os trabalhos serão encaminhados aos autores para fazerem as modificações sugeridas e, no prazo de trinta dias, enviarem os textos de volta à Revista.

A Revista não aceitará mais do que 20% dos trabalhos de cada edição de autores da própria Universidade Federal de Uberlândia. Caso este patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

Os organizadores de uma edição temática não poderão publicar artigos de sua autoria.

- os artigos de autoria de graduandos poderão ser submetidos, desde que reco­mendados por seus respectivos professores-orientadores ou em co-autoria. No caso de recomendação, esta deverá ser explicitada pelo(a) professor(a) orientador(a) no campo de metadados do autor, disponível no SEER.

- a versão final do texto, após aprovação dos pareceristas, deverá conter nome e filiação científica do(a) autor(a), constando titulação máxima e o nome do instituto ou faculdade a que pertence. O autor poderá indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese, se está vinculado a outros projetos e se obteve auxílio para sua realização. No caso de resumo de dissertação ou tese, indicar o título da mesma, instituição onde foi defendida e data de defesa.

- os artigos deverão conter intertítulos, sem uso dos termos Introdução e Con­clusão, e sem numeração.

- os artigos podem ser acompanhados de ilustrações (gráficos, fotos, mapas, quadros, entre outros) e/ou tabelas, com legenda e fonte (se houver), em formato JPG, com resolução de 300 dpi, desde que informadas as respectivas referências.

- é necessário o envio de um resumo de 100 a 250 palavras na língua original (português ou espanhol) e inglês; palavras-chave, observado o máximo de 5, na língua original (português ou espanhol) e inglês (ABNT NBR 6028).

- recomenda-se que todo trabalho citado contenha seu respectivo DOI (Direct Object Indentifier), quando houver. Este deverá constar imediatamente antes da expressão Disponível em: (conforme exemplificado em I).

Alguns exemplos:

  1. A) Livro no todo

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplos:

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Prefácio de Antônio Cândido. 19. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1987.

MUNIZ, Diva do C. G.; SENA, Ernesto C. e CARNEIRO, Maria E. R. (Org.). Tempos de civilização e outros tempos. Uberlândia: Edufu, 2016.

B) Coletânea (capítulo de livro)

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título em itálico. Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final.

Exemplo:

PERROT, Michelle. Os silêncios do corpo da mulher. In: MATOS, Maria Izilda San­tos de; SOIHET, Rachel (Org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Ed. Unesp, 2003. p. 13-28.

C) Artigo de periódico impresso e disponível na internet

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local (cidade), volume e/ou ano, número, página inicial-final, mês abreviado e ano de publi­cação.

Exemplos:

MENDONÇA, Paulo Knauss de. Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica. Cadernos de Pesquisa do CDHIS. Uberlândia, ano 22, n. 40, p. 9-16, jan./jun. 2009.

LIBBY, Douglas Cole; FRANK, Zephyr. Voltando aos registros paroquiais de Minas colonial: etnicidade em São José do Rio das Mortes, 1780-1810. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 29, n. 58, dez. 2009. Disponível em: (...) Acesso em: 29 jun. 2010.

D) Trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho em itálico: subtítulo. Data de entrega. Tipo de trabalho (grau) – vinculação acadêmica, local e data de apresenta­ção ou defesa.

Exemplo:

MACHADO, Maria Clara Tomaz. Cultura popular e desenvolvimentismo em Minas Gerais: caminhos cruzados de um mesmo tempo (1950-1985). 1998. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. Universidade Federal de Uberlândia. Cadernos de Pesquisa do CDHIS. ISSN: 1981-3090.

E) Legislação

JURISDIÇÃO. Título, numeração, data e dados da publicação.

Exemplo:

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&paina=1&data=10/01/2003>. Acesso em 10 out. 2016.

F) Trabalho apresentado em evento

AUTOR(ES). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização. Título do documento (anais, atas, tópico temático etc). Local: editora, data de publicação. Página inicial e final.

Exemplos:

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Desenvolvimento e perspectivas da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 11, 1998, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 1998. p. 47-53.

ALVES, Frederick Gomes. Humanismo e identidade cultural na historiografia global. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, 8, 2015. Anais... Goiânia: PUC-Goiás, 2015. p. 324-336. Disponível em: <https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/ANAIS-PDF-_CERTO. pdf?1448905674>. Acesso em: 13 out. 2016.

G) Filme

TÍTULO. Diretor. Produtor. Local: produtora, data, especificação do suporte em unidades, indicação de sonoridade e cor.

Exemplo:

A LISTA de Schindler. Direção: Steven Spielberg. Produção: Steven Spielberg, Gerald R. Molen e Branko Lustig. Universal City: Universal Studios, 1993. 2 DVD (195 min), son., color.

H) Indicação de citações

No texto: Bobbio (1995, p.30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano.”

Na lista de referências:

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1995.

No texto: De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de conteúdos já previamente disponíveis, em outros lugares, para a teologia (JOSSUA; METZ, 1976, p.3).

Na lista de referências:

JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium. Petrópolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976.

 No texto: “As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade.” (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

Na lista de referências:

ANTEPROJETO de lei. Estudos e debates. Brasília, DF, n. 13, p. 51-60, jan. 1987.

I) Onde colocar o DOI

DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade e Finanças. São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br.php?script+sci_arttext&pid+S1519-70772014000100002&lng+en&nrm+iso. Acesso em: 20 maio 2014. 

J) O uso das expressões latinas idem (mesmo autor), ibidem (mesma obra), opus citatum(obra citada), só é permitido na mesma página da citação a que se referem. Na segunda vez , podem aparecer abreviadas: id., ibid., op. cit.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. Topo