Cadernos de Pesquisa do CDHIS

Edição Atual: Vol. 28 N. 1 - jan-jun 2015

SUMÁRIO

Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS: Dossiê diversidade étnico-racial e cultural no ensino de História

 

O tema que entrelaça a história, a educação e as relações étnico-raciais não é novo e tem proporcionado intensos debates, tanto nas escolas, como na academia. O envolvimento da comunidade de historiadores mostra-se crescente na produção de pesquisas que enfocam a própria historicidade deste debate. No campo acadêmico, pode-se arriscar classificar positivamente de “consolidado” este tipo de produção, pelo espaço que já ocupa nos programas de pós-graduação em história e entre as disciplinas dos currículos dos cursos de graduação da área. Na educação básica, também é visível o compromisso com a reflexão da educação ético-racial, por meio dos cursos de formação continuada.

A partir destas premissas, este Dossiê da Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS quer intensificar ainda mais esse debate, acolhendo artigos que, por diferentes abordagens e temporalidades, tratem do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira; da educação indígena; das narrativas, dos discursos e recursos didáticos sobre raça, etnia e ensino; das interfaces que relacionam história e ensino em nosso país; do papel da disciplina histórica na educação brasileira; das políticas públicas e o ensino de história; dos direitos humanos e educação.

Os artigos deverão ser enviados de acordo com as normas do periódico até 30 de maio de 2016 para o endereço http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/index na seção submissões.

 
Publicado: 2016-02-24
 

CHAMADA DE ARTIGOS- Dossiê A política e os (des)caminhos da democracia no Brasil

 
A política e os (des)caminhos da democracia no Brasil
Ao lembrar a premissa de Hannah Arendt de que a política pressupõe a pluralidade e a convivência entre os diferentes, a dubiedade proposital do título deste dossiê indica a disposição dos editores de Cadernos do CDHIS de acolher neste número artigos que, por diferentes ângulos, abordem as conexões entre as diversas formas de se fazer política e a (des)construção da democracia no Brasil. No interior dessa dubiedade situa-se, portanto,  a tensão existente entre as forças sociais e políticas que atuam no sentido de consolidação de uma sociedade efetivamente democrática, no país, e aquelas que, direta ou indiretamente dificultam ou impedem a concretização desse objetivo.
Nesse sentido, o presente dossiê acolherá artigos que versem sobre um espectro amplo de possibilidades investigativas e analíticas, tais como: as relações entre agentes públicos e privados; o lugar da política e dos políticos no imaginário social de sujeitos sociais diversos; as formas de agir dos partidos, organizações civis e agremiações na (des)construção da democracia brasileira; as manifestações de resistência e de lutas desenvolvidas na cidade e no campo por pessoas, grupos e movimentos sociais, incluindo suas formas organizativas, reivindicações, sonhos e utopias; os variados processos de construção e (re)elaboração das práticas e representações políticas, tendo em vista a (des)construção da democracia no Brasil; os processos educacionais, com destaque para aqueles vinculados às instituições públicas, tendo em vista a qualidade do ensino, a democratização do acesso, as políticas públicas de educação e as condições de trabalho dos profissionais que atuam nessa área; a atuação da mídia, especialmente dos veículos responsáveis pela difusão de informações e de formação da cultura política no país, tendo em vista as inúmeras disputas no plano simbólico que permeiam os diferentes projetos de sociedade
 
Publicado: 2014-11-22
 
Outras notícias...