O desenvolvimento como pressuposto na “natureza humana” / Development as presupposition in "human nature" Das abordagens didático-metodológicas sobre desenvolvimento à abordagem territorial do desenvolvimento rural / From didactic-methodological approache on development to the territorial approach of rural development

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Paulo Cesar Souza

Resumo

Desenvolvimento tem sido entendido ao longo das últimas décadas como sinônimo de crescimento econômico, conceito aprimorado junto às economias ricas da OCDE para designar industrialização, mecanização, tecnologia e aporte financeiros nessas áreas. Entretanto, após anos 1960, esse conceito tem passado por novas abordagens metodológicas ligadas às mudanças substanciais nos meios de vida social e aos problemas abrangentes na sociedade global. Surgiram então às dimensões do desenvolvimento social, do desenvolvimento humano e do ambiental, todas carregadas de sentidos mais integrados sobre o tema. Nessa perspectiva, o texto procura mostrar à importância dessas novas dimensões vinculadas a abordagem territorial do desenvolvimento, partindo-se do pressuposto do meio rural, objetivando essa nova dinâmica desenvolvimentista conceituada no conjunto dos recursos naturais e humanos presentes no território, podendo ser ordenados e aproveitados no contexto social, via a promoção da vida, inclusão e dignidade das populações pobres e futuras gerações. 

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Como Citar
Souza, P. C. (2019). O desenvolvimento como pressuposto na “natureza humana” / Development as presupposition in "human nature" . CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 14(32 Abr.). https://doi.org/10.14393/RCT143209
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Cesar Souza, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

outor em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP; Graduado com licenciatura e bacharelado em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente/SP. Professor do Curso de Pós-Graduação (EAD), Especialização Rede de Formação de Professores (REDEFOR) da Secretaria de Estado da Educação/SP, pela Fundunesp, UNESP - Campus de Presidente Prudente (2010 - 2013); Professor Efetivo da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, desde 2005. Professor de Humanas da Universidade Brasil - Faculdade de Rancharia - FRAN, desde 2013, nos cursos de Administração, Educação Física e Pedagogia. Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Omega - Sistema Anglo - Maartinópolis - SP. Atualmente ministra aulas nas disciplinas de