Usos e acusos da “politicagem”: elites locais e associativismo no Cariri paraibano / “Politicagem” and its social meanings: elites and associativism in the region of Cariri ( Paraiba/Brazil)

Main Article Content

Valdênio Meneses

Resumo

O artigo analisa a relação entre elites locais e associativismo rural na região do Cariri paraibano. O debate é construído em torno dos sentidos que agentes sociais dão a palavra "politicagem" tanto para explicar como para "jogar" em uma rede de relações de poder que envolve sócios, funcionários e lideranças de associações de caprinocultores e que insere todo um um projeto de desenvolvimento e políticas públicas no mapa de disputas eleitorais. Ao analisar a condição de líderes de associação enquanto "mediadores sociais da politicagem" é perceptível contradições e negociações de conflitos que envolvem a bandeira do associativismo tensionada em engajamentos com deputados, prefeitos, vereadores e famílias de " tradição" política no Cariri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Meneses, V. (2019). Usos e acusos da “politicagem”: elites locais e associativismo no Cariri paraibano / “Politicagem” and its social meanings: elites and associativism in the region of Cariri ( Paraiba/Brazil). CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 14(32 Abr.). https://doi.org/10.14393/RCT143207
Seção
Artigos