Sociedade e ambiente análise dos impactos ambientais em Teorodo Sampaio-SP

Main Article Content

Marta Aparecida de Moura
Alba Regina Azevedo Arana

Resumo

A ação antrópica pode causar a poluição, a depredação e o desmatamento, ocasionando interferência na biodiversidade, no equilíbrio ecológico promovendo o impacto e o dano ambiental. Portanto, para discutir esta questão, foi escolhido como objeto de estudo o município de Teodoro Sampaio-SP localizado no Pontal do Paranapanema e região oeste de São Paulo. Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das ações humanas e os impactos causados desde a implantação do município até os dias atuais. A pesquisa teve abordagem qualitativa, para a construção da história linear dos impactos ambientais no município. O que se verificou com a pesquisa é que houve vários impactos ambientais considerados graves dentre os 65 anos que compõe este estudo e o principal dano ambiental foi a implantação e construção da Usina Hidrelétrica de Rosana em razão dos danos ambientais irreversíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Moura, M. A. de, & Arana, A. R. A. (2019). Sociedade e ambiente. CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 14(33 Ago.). https://doi.org/10.14393/RCT143309
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marta Aparecida de Moura, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduada em Licenciatura Plena em História pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2008), Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Câmpus de Presidente Prudente (2012) e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Unoeste - Universidade do Oeste Paulista - Câmpus II em Presidente Prudente (2017). 

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Geografa pela UNESP/FCT

Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo

Coordenadora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE