Análise do efeito da seca nas múltiplas funções da agricultura no assentamento Boa Fé (Mossoró-RN) / Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN)

Main Article Content

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva
Márcia Regina Farias da Silva

Resumo

A multifuncionalidade está respaldada na elucidação do papel da agricultura para o aperfeiçoamento do ambiente rural, uma vez que além de ser uma área de produção, também pode ser considerado como um espaço de consumo devido às diversas funções que são buscadas nesse meio, que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Nessa direção, a pesquisa teve por objetivo identificar como os agricultores do Assentamento Boa Fé, localizado no município de Mossoró (RN), estão sendo afetados pela estiagem ocorrida ao longo dos últimos 5 anos, enfatizando os elementos socioeconômicos, alimentar, sociocultural e natural. Para a construção da pesquisa os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com questões subdivididas em quatro categorias: 1) Reprodução socioeconômica; 2) Segurança alimentar; 3) Tecido social e cultural; e 4) Recursos Naturais e desenvolvimento rural sustentável. A partir dos resultados foi possível evidenciar que as dimensões da reprodução socioeconômica e da segurança alimentar são aquelas que apresentam maior fragilidade dentro do universo multifuncional do assentamento, e as dimensões do tecido social e cultural e dos recursos naturais apresentam resultados positivos a nível local. Com isso, conclui-se que os agricultores do assentamento Boa Fé demonstraram que as múltiplas funções desenvolvidas pela agricultura familiar podem ser intensamente afetadas pelo longo período de estiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, H. T. L. B. da, & Silva, M. R. F. da. (2019). Análise do efeito da seca nas múltiplas funções da agricultura no assentamento Boa Fé (Mossoró-RN) / Analysis of dry effect in the multiple functions of agriculture in the Boa Fé settlement (Mossoró-RN). CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 13(29 Abr.). https://doi.org/10.14393/RCT132905
Seção
Artigos