PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA INVASÃO À OCUPAÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE / PAULO FREIRE AND FIELD EDUCATION: THROUGH INVASION TO THE CULTURAL OCCUPATION FOR FREEDOM

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Rafael Rossi
Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi

Resumo

Há um movimento mobilizador que na atualidade vem despertando a atenção de vários setores da sociedade, dentre eles a universidade, esse movimento se chama: Educação do Campo. No entanto, a partir da luta dos trabalhadores rurais, em muitos casos organizados em seus movimentos sociais e sindicais, há a necessária contextualização do conceito em construção da educação pensada a partir dos interesses dessa classe trabalhadora. É nesse intuito que o presente artigo e as reflexões que nele constam, a partir da tese de doutorado em Educação em andamento, o pensamento e a reflexão teórica contida nos escritos do educador Paulo Freire ajudam a desmistificar e distinguir projetos educacionais do campo e para o campo, rumo à garantia dos direitos sociais, dentre eles a educação, e o reconhecimento do campo enquanto território e não somente local da produção.

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Como Citar
Rossi, R., & di Giorgi, C. A. G. (2014). PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA INVASÃO À OCUPAÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE / PAULO FREIRE AND FIELD EDUCATION: THROUGH INVASION TO THE CULTURAL OCCUPATION FOR FREEDOM. CAMPO-TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 9(17). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23424
Seção
Artigos