OS DESDOBRAMENTOS SOCIOECONÔMICOS DA CRISE DO CAFÉ NAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DRACENA (SP) / THE SOCIOECONOMIC SCROLLING OF COFFEE CRISIS IN SMALL RURAL PROPERTIES OF THE CITY OF DRACENA (SP)

Main Article Content

Leandro Reginaldo Maximino Lelis
Rosangela Aparecida Medeiros Hespanhol

Resumo

A crise do café da década de 1980 atingiu profundamente o município de Dracena, tendo em vista que a cafeicultura tinha importância econômica e social significativa para essa localidade. As décadas de 1980 e 1990 foram extremamente difíceis para os pequenos proprietários rurais, entretanto, observamos que a partir da década de 2000, a situação passou a melhorar, principalmente em função das políticas públicas implementadas, que passaram a atender as necessidades deles com maior eficiência. Apesar da melhoria verificada a partir da década de 2000, a situação ainda não é a ideal, haja vista que muitos proprietários pesquisados se mostraram insatisfeitos com as atuais condições nas quais eles se encontram. Nesse contexto, constatamos que a atuação e a articulação dos governos federal, estadual e municipal são imprescindíveis para que sejam proporcionadas condições dignas para a reprodução social dos pequenos proprietários e de seus dependentes na zona rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Maximino Lelis, L. R., & Medeiros Hespanhol, R. A. (2014). OS DESDOBRAMENTOS SOCIOECONÔMICOS DA CRISE DO CAFÉ NAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DRACENA (SP) / THE SOCIOECONOMIC SCROLLING OF COFFEE CRISIS IN SMALL RURAL PROPERTIES OF THE CITY OF DRACENA (SP). CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 9(17). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22706
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leandro Reginaldo Maximino Lelis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rosangela Aparecida Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Profa. Dra. do departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.