MAPEAMENTO DE MATA ATLÂNTICA E PLANEJAMENTO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA TANQUE ROMPE-DIA, MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA, MINAS GERAIS, BRASIL/ATLANTIC TROPICAL FOREST MAPPING AND PLANNING OF THE AGRARIAN REFORM SETTLEMENT TANQUE...

Main Article Content

Vitor Vieira Vasconcelos
Arnaldo José Santa Cruz Junior

Resumo

Conciliar a preservação do meio ambiente com a democratização do acesso à terra é um desafio, ainda mais em locais como remanescentes de mata atlântica e áreas cársticas. Nesse contexto especial, apresenta-se a caracterização ambiental e o mapeamento de áreas de mata atlântica do projeto de assentamento Tanque Rompe-Dia, no Município de Várzea da Palma-MG. A partir desses estudos, são tecidas propostas para possibilitar o desenvolvimento sustentável da reforma agrária nesse território, salvaguardando as florestas protegidas, as cavidades cársticas, as áreas de recarga de aquíferos e, ainda, garantindo a conectividade dos ecossistemas regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Vasconcelos, V. V., & Santa Cruz Junior, A. J. (2013). MAPEAMENTO DE MATA ATLÂNTICA E PLANEJAMENTO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA TANQUE ROMPE-DIA, MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA, MINAS GERAIS, BRASIL/ATLANTIC TROPICAL FOREST MAPPING AND PLANNING OF THE AGRARIAN REFORM SETTLEMENT TANQUE. CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 8(15). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17358
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vitor Vieira Vasconcelos, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Consultor Legislativo de Meio Ambiente e Recursos Naturais). Universidade Federal de Ouro Preto (Doutorando).

Doutorando em Geologia, Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática.

Arnaldo José Santa Cruz Junior, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Geógrafo. Especialista em Gestão e Manejo Ambiental de Sistemas Agrícolas.