Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT5911938Mots-clés :
Espaço rural, Agentes sociais, Território, Produção do sisal, Organização do espaçoRésumé
Esse artigo apresenta um panorama dos principais agentes que, cotidianamente, fazem e refazem o espaço rural do Território do Sisal no estado da Bahia. Identificamos como a ação de latifundiários, pequenos proprietários de terra, movimentos sociais organizados, sindicatos, Estado, empresas rurais, trabalhadores rurais assalariados, posseiros, meeiros e agregados, resultam numa constante organização e apropriação desigual do espaço rural, sendo essa o reflexo da convergência de interesses diversos que se sobrepõem a partir da cooperação e do conflito, materializando no território o dinâmico processo social de espacialização.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2010-02-26
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
SANTOS, Edinusia Moreira Carneiro; SILVA, Onildo Araujo da. Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 71–88, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911938. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11938. Acesso em: 29 déc. 2025.






















