O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O trabalho deve ser original e que não tenha sido publicado em nenhum outro periódico, livros ou anais de eventos.
  • Os trabalhos devem estar relacionados com a temática da revista.
  • É obrigatório o uso da Folha de estilo, que encontra-se no menu de navegação, para a composição dos trabalhos.
  • Cada pesquisador pode submeter no máximo um artigo por ano como autor principal ou coautor.
  • É obrigatório informar o ORCID de todos os autores.
CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS
 
Prazos de submissão de artigos
A Campo-Território é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Geografia Agrária, com publicação quadrimestral, e recebe artigos em fluxo contínuo, conforme os prazos de submissão indicados abaixo:
Edição de Abril: até 31 de março
Edição de agosto: até 31 de julho
Edição de Dezembro: até 30 de novembro
Edições Especiais/Dossiês Temáticos: de acordo com cada Chamada
 
É obrigatório o preenchimento do ORCID de todos os autores do trabalho.
 
UTILIZAR FOLHA DE ESTILO PARA COMPOSIÇÃO DOS TRABALHOS, disponível aqui.
 
1 - A Revista CAMPO -TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária é uma publicação do grupo de pesquisadores de Geografia Agrária, cujos nomes foram discutidos e aprovados, em plenária, no XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária em Gramado (RS), novembro de 2004 e tem como objetivos: a) publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia Agrária e áreas afins ou resultado de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual; b) fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres; c) defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.
 
2 - Serão aceitos para publicação na Revista CAMPO - TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária os seguintes trabalhos: a) artigos: relacionados à temática da Revista e apresentados sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa; b) notas: relacionadas às observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relacionados à temática da Revista; c) resenhas: de livros, teses, dissertações e filmes. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista; d) relatos de experiência: relatos de trabalho de campo ou experiências vivenciadas. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista.
 
3 - Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que correspondam ao idioma original do (s) autor (es).
 
4 - Os trabalhos da CAMPO - TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária deverão seguir a seguinte extensão: 1) Artigos: limite 8.000 palavras, com tolerância de até 10% do limite - texto completo, incluindo título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como tabelas, figuras e referências (entre 15 e 30 páginas). Mínimo de 5.000 palavras; 2) Relatos de Experiência: até 5.000 palavras (entre 5 a 10 páginas); 3) Notas e Resenhas: até 3.000 palavras (entre 3 a 5 páginas).
 
5 - Os artigos deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12, sem notas de cabeçalho e rodapé. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). Não paginar o texto. Tamanho máximo do arquivo: 8 MB com as imagens; cada pesquisador pode submeter no máximo um artigo por ano como autor principal ou coautor. Clique aqui para baixar a Folha de Estilo para a construção do artigo, relato e/ou resenha.
 
6 - O título do trabalho (em português e um correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito e letras maiúsculas. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas. Após o título (e subtítulo), recuado à direita, deve estar o nome dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento simples), titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o (s) correio(s) eletrônico(s) (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).
 
7 - O trabalho científico em forma de artigo deve conter um resumo em português e o resumo correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol com um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples e uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto (ABNT NBR 6028 -nov. 2003).
 
8 - A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito, primeira letra maiúscula e sem tabulação). É necessário conter Introdução e Conclusão ou Considerações Finais ou ainda outra forma de síntese final.
 
9 - Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/abril 2011) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) e as ilustrações também devem ter título/legenda (fonte tamanho 12) na parte superior e espaçamento simples. As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros, figuras e outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.
 
10 - As notas de fim devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no final do texto, antes da referência com letra tamanho 10.
 
11 - As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). § 1º - As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman tamanho 10. § 2º - Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão: - sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Silva (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p.54).
 
12 - As referências deverão ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002) e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:
 
- Livros: AUTOR (ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes. KAUSTKY, Karl. A questão agrária. Tradução de C. Iperoig. 3.ed. São Paulo: Proposta, 1980. 329 p.
 
- Dissertações e teses: AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver). CLEPS JÚNIOR, João. Dinâmica e estratégias do setor agroindustrial no cerrado: o caso do Triângulo Mineiro. 291 f. Tese (Doutorado em Organização do Espaço) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP /Rio Claro, 1998.
 
- Capítulos de livro: AUTOR (ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo. SAQUET, Marcos A. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In: RIBAS, Alexandre D.; SPOSITO, Eliseu S.; SAQUET, Marcos A (Org.). Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004. 171 p. p.121-147.
 
- Trabalhos apresentados em congressos: AUTOR (ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho. MARIA, Luciene X. de; CLEPS JÚNIOR, João. As novas definições do arrendamento e da parceria de terras no Triângulo Mineiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, XVII., 2004, Gramado. Anais... Gramado: UFRGS/PPGG/Instituto de Geociências/Departamento de Geografia, 2004. 1CD-ROM, p.61-72.
 
- Artigos de revistas: AUTOR (ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo. RUA, João. Globalização, desenvolvimento e espaço rural: algumas reflexões sobre o estado do Rio de Janeiro. Geo UERJ Revista do Departamento de Geografia, Rio de Janeiro, n.14, p.19-30, 2ºsem.2003.
 
- Informação obtida via CD-ROM: AUTOR. Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas. CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM. - www: AUTOR (ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso. MOARES, Antonio Carlos R. de. O território brasileiro no limiar do século XXI. Disponível em: <http://www.geografia.igeo.uerj.br/dgeo/geouerj1h/tonico.htm>. Acesso em 30 maio 2000.
 
13 - O artigo deve ser encaminhado para o Editor da CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, por meio eletrônico, que o submeterá a dois membros do Conselho Científico para fazer a avaliação do mesmo quanto a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.
 
14 - Os trabalhos submetidos à CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária passam por programa antiplágio antes do envio para avaliação. Trabalhos com plágio, ou excesso de auto plágio serão reprovados. Será aceito auto plágio em caso de resultado de pesquisa (tese ou dissertação), desde que a publicação seja inédita. O julgamento ficará sob responsabilidade da equipe editorial.
 
15 - Ao enviar os trabalhos para publicação, o (s) autor (es) está (ão) automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.
 
16 - A Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso, os originais serão devolvidos ao(s) autor (es).
 
17 - Os artigos deverão ser submetidos pela página da Revista, considerando o regime quadrimestral e fluxo contínuo para a submissão de trabalhos científicos: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio e-mail: campoterritorio@ig.ufu.br