Foco e Escopo

A Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, criada em 2006, registrada sob o número ISSN:1809-6271, é uma publicação do grupo de pesquisadores de Geografia Agrária, cujos nomes foram discutidos e aprovados, em plenária, no XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária em Gramado (RS), novembro de 2004. A revista é editada quadrimestralmente e em caráter excepcional, poderá haver também números especiais. Sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos: a) publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia Agrária e áreas afins ou resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual; b) fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres; c) defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

CONSELHO CIENTÍFICO (CONSELHO AVALIADOR) O Conselho Científico é composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária. Os membros do Conselho Científico serão indicados pelos membros do Conselho Editorial. São atribuições dos Membros do Conselho Científico: a) emitir parecer técnico sobre os trabalhos submetidos à Revista, de acordo com suas respectivas áreas de especialidade e/ou afinidade; b) apresentar parecer, acerca dos trabalhos sob sua avaliação, preenchendo obrigatoriamente o Formulário de Avaliação de Trabalho Científico; c) apresentar sugestões de reformulação quando o parecer for favorável com reformulações; d) embasar e/ou justificar o parecer emitido de acordo com sua área de especialidade e/ou afinidade; e) revisar, eventualmente, a ortografia dos textos digitados durante as etapas do processo de editoração da Revista; f) respeitar os prazos determinados para entrega dos pareceres. Os membros do Conselho Científico, que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentar os pareceres em tempo hábil, serão automaticamente substituídos por outro, tendo seu nome excluído do rol de Pareceristas da Revista CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária. Os trabalhos, para serem publicados na Revista CAMPO- TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, deverão obter dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de dois pareceristas, escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não. Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso. Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, por escrito, do parecerista, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e divulgação da Revista. O parecerista que, por motivo plenamente justificável (caso fortuito ou motivo de força maior) não puder emitir parecer em tempo hábil, ainda que seja possível a dilação de prazo prevista no parágrafo anterior, deverá informar por escrito ao Conselho Editorial, pedindo sua substituição por outro parecerista. O parecerista que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentar os pareceres em tempo hábil será automaticamente substituído por outro, tendo seu nome excluído do rol de pareceristas da Revista CAMPO–TERRITÓTIO: Revista de Geografia Agrária.

A Campo-Território é uma revista eletrônica com publicação quadrimestral, e recebe artigos em fluxo contínuo, conforme os prazos de submissão indicados abaixo:
Edição de Abril: até 31 de março
Edição de agosto: até 31 de julho
Edição de Dezembro: até 30 de novembro
Edições Especiais/Dossiês Tem´´aticos: de acordo com cada Chamada

Política de Acesso Público

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.