VARIAÇÃO DOS SEDIMENTOS DE FUNDO E EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI, CÁCERES – MATO GROSSO

Main Article Content

Gustavo Roberto dos Santos Leandro
Célia Alves de Souza
Flávio Rodrigues do Nascimento

Resumo

Os processos fluviais de erosão e deposição aferem o dinamismo do rio Paraguai com destaque para a progressiva evolução registrada nos ambientes de confluência com os rios Sepotuba e Cabaçal, bem como o complexo de baías e ilhas fluviais. Em trabalho de campo, foram identificadas agradação vertical e horizontal com a sucessão de vegetação pioneira. E, ainda, incorporação de depósitos arenosos a planícies, barras laterais e antigas ilhas fluviais a partir de análise visual de imagens – escala temporal. Portanto, os sedimentos de fundo apresentam importante papel na dinâmica desse sistema, principalmente por sua variação granulométrica. No período de cheia, apresentou maior heterogeneidade, diferente do registrado no período de vazante (material arenoso de textura fina). Nesse caso, há maior mobilidade de sedimentos no período chuvoso (entrada de água e sedimentos no sistema), enquanto no período de vazante ocorre a consolidação dos depósitos de canal. O monitoramento espaço-temporal de sua evolução, a partir de técnicas de campo, gabinete e laboratório, foi essencial, sobretudo pela importância da morfodinâmica de seus rios e pelos reflexos de sua evolução nos aspectos ambientais. Também, pelo uso e ocupação regionais com a navegabilidade no canal, e atividades associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Geografia pela mesma Universidade, Pós-Doutora pela Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso.