APORTES TEÓRICOS E PRÁTICOS NA VALORIZAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO: ESTUDO SOBRE O PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ (RN)

Main Article Content

Suedio Alves Meira
Marcos Antonio Leite do Nascimento
Janaina Luciana de Medeiros
Edson Vicente da Silva

Resumo

As ações de valorização do geopatrimônio fazem parte das estratégias finais no âmbito da geoconservação e compreende uma importante ferramenta para a popularização desse bem natural. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir aportes teóricos e práticos da valorização do geopatrimônio, compreendendo a sua importância junto à conservação do patrimônio natural. A pesquisa tem como subsídios metodológicos o levantamento de referencial teórico e um estudo de caso. Primeiro são apresentadas as relações da temática do Geopatrimônio com as da Interpretação Ambiental, da Educação Ambiental e da Comunicação Ambiental, assim como a discussão conceitual de Geocomunicação. Posteriormente, são apresentadas experiências de valorização do geopatrimônio e suas implicações sociais, econômicas e ambientais no território do Projeto Geoparque Seridó (RN). Os trabalhos voltados para a valorização do geopatrimônio são relevantes na mudança da concepção de natureza e na formação cidadã diante da conservação ambiental. Essa importância é salientada uma vez que é nesse momento que o diálogo cientista-gestor-público é realizado, sendo imprescindível a sua efetivação para a popularização das Geociências e de um entendimento sistêmico do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), inserido no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento (LAGEPLAN). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas a Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia. 

Marcos Antonio Leite do Nascimento, Universidiade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Projeto Geoparque Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte.

Janaina Luciana de Medeiros

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Formação Especializada em Geoparques pela Universidade do Minho de Portugal. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).UNIAFRO: POLÍTICA DE PROMO

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.