AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS OFERECIDOS PELAS PRAIAS DA APA LAGOA ENCANTADA/RIO ALMADA, BAHIA, BRASIL

Main Article Content

José Rodrigues Souza Filho
Iracema Reimão Silva
Fábio Carvalho Nunes

Resumo

As praias da APA Lagoa Encantada/Rio Almada estão situadas no Litoral Sul da Bahia, apresentam grande beleza cênica e vem sofrendo grande especulação imobiliária, principalmente devido à expansão urbana da cidade de Ilhéus, crescimento do turismo e, mais recente, ao projeto de instalação do Complexo Porto Sul. O objetivo principal desta pesquisa foi valorar qualitativamente os serviços ecossistêmicos oferecidos pelas praias da APA Lagoa Encantada/Rio Almada e sua zona costeira adjacente, agrupados nas classes de Serviços de Regulação e Suporte, de Provisão e de Informação e Cultura. O estudo mostra que a maioria das praias apresenta bons índices de serviços ecossistêmicos (médio e alto), sendo a exceção a praia intitulada Ponta da Tulha (trecho 2), onde os serviços de suporte e regulação são baixos, o que acabou por repercutir na diminuição da oferta de serviços de provisão, informação e cultura. Observou-se também que quanto maior a concentração dos sistemas técnicos, menor a variedade e a qualidade dos serviços ecossistêmicos disponíveis.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rodrigues Souza Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Professor do Curso de Geografia, da Especialização em Gestão de Ambientes Costeiros e do Mestrado em Educação Profissional.

Iracema Reimão Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Oceanografia, Especialização em Gestão de Ambientes Costeiros, Mestrado e Doutorado em Geologia.

Fábio Carvalho Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Professor do Curso de Geografia, da Especialização em Gestão de Ambientes Costeiros e do Mestrado em Educação Profissional.