REVISITANDO O CONCEITO DE PAISAGEM PARA PENSAR A PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Ana Isabel Leite Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jocimara Souza Britto Lobão Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Angelo Moura Araújo Universidade do Minho - UMinho

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196819

Resumo

Nas últimas décadas novas orientações teórico-metodológicas têm conduzido um reexame das relações entre sociedade, natureza, tecnologia, ciência e ensino. Para a Geografia, especificamente, Paisagem é um conceito que se originou no campo das artes, ganhou relevância científica com escolas europeias, sofreu descaso decorrente da crítica racionalista da ciência moderna e atualmente ressurge pela necessidade crítica de avaliar as rápidas modificações no nosso ambiente. Diante deste contexto, o nosso objetivo é discutir a ressignificação do conceito Paisagem e o seu potencial teórico-metodológico para o ensino-aprendizagem de Geografia, vinculando-os ao crescente desenvolvimento das Geotecnologias. Para tanto, realizou-se revisão de literatura e se constatou que o papel do ensino de Geografia, assim como do conceito Paisagem, está sendo revisto e, as tecnologias geográficas podem possibilitar a ampliação teórico-metodológica dos estudos espaciais. A nível de reflexão e metodologia de análise, propõem-se pensar as potencialidades do conceito Paisagem, construído historicamente, para o ensino-aprendizagem de Geografia, apresentar possibilidades de análises perceptivas, objetivas, integradas e automatizadas do espaço geográfico em uma perspectiva multiescalar dos fenômenos, com vistas à  formação social e integral do indivíduo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Isabel Leite Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Professora Assistente, em Regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia, doutoranda pelo Programa de Doutoramento em Historia, Xeografía e Historia da Arte da Universidade de Santiago de Compostela, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, especialista em Metodologia do Ensino da Geografia, graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado). Tem experiência como Analista de Geoprocessamento e atua no Ensino de Geografia, principalmente nas áreas da Cartografia/Geoprocessamento (Sistema de Informações Geográficas e Processamento Digital de Imagens), com enfoque para o ensino de Geografia e Análise Ambiental.
  • Jocimara Souza Britto Lobão, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutora em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora titular da UEFS. Implantou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial.
  • Angelo Moura Araújo, Universidade do Minho - UMinho
    Doutor em Ciências: especialidade em geologia pelo Departamento em Ciências da Terra pela Universidade do Minho - Portugal (2016), reconhecido pela UFRN como Doutor em Geodinâmica e Geofísica, processo nº 23077.003218/2018-65; Mestre em Geologia ambiental e aplicada pela Universidade de Salamanca-Espanha (2012);Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Modelagem da Área de Geociências da Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil (2010); Especialista em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - UEFS - Brasil (2008); Licenciado e bacharel em Geografia - UEFS - Brasil (2007). Professor da rede estadual de ensino do Estado da Bahia (situação:afastado). Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, modelagem, uso e cobertura da terra, análise ambiental, territorial e recursos turísticos, recursos hídricos e geodiversidade.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Isabel Leite; LOBÃO, Jocimara Souza Britto; ARAÚJO, Angelo Moura. REVISITANDO O CONCEITO DE PAISAGEM PARA PENSAR A PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 286–295, 2018. DOI: 10.14393/RCG196819. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40795. Acesso em: 11 dez. 2025.